A ligação realizada pelo pai da criança para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), através do telefone 193, informava que o bebê havia se engasgado com leite materno e já estava com uma aparência arroxeada. O sargento Wanderley de Oliveira, bombeiro que atendeu ao chamado por telefone, por volta do meio-dia do sábado, 25, com toda sua experiência, conseguiu orientar aos pais no salvamento do recém-nascido, que tinha apenas 9 dias. Essa informação foi divulgada hoje, 27, pela corporação.
Mesmo bastante nervoso, o pai ouviu todas as recomendações do bombeiro, que o orientou a colocar a criança apoiada sobre a mão na posição decúbito dorsal (barriga para baixo), com o corpo levemente inclinado e, em seguida, desse palmadas de leve nas costas do bebê, para que o leite materno fosse expelido, e assim, a respiração da criança foi retomada.
Este procedimento é conhecido como , que é um método fácil, rápido e eficiente, que pode salvar a vida de bebês, fazendo com que suas vias aéreas sejam desobstruídas.
O Corpo de Bombeiros orienta à população que em casos como esse, deve-se ligar o mais rápido possível para o 193, pois, quanto mais cedo forem realizadas as medidas corretas, maiores serão as chances de obter êxito no salvamento. E caso a criança esteja inconsciente, sem conseguir fazer movimentos, nem tossir e, muitas vezes, nem respirar, chame a emergência ou corra com a criança para o pronto socorro mais próximo.
Aperte no link do vídeo a seguir, e aprenda com o cabo Victor Hugo, a maneira correta de agir em situações dessa natureza envolvendo crianças:
https://www.facebook.com/sspsergipe/videos/1213287498691214/
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…