O ano começou e muitos começam a correr atrás das dietas milagrosas. Exagerou na comilança do Natal e Ano Novo? O que fazer para perder aqueles quilos extras?
O verão é a melhor época para investir em saúde; as pessoas fazem mais atividade física ao ar livre, há uma maior ingestão de líquidos devido ao calor e aumento na queima de gordura.
É importante que os bons hábitos permaneçam por todo o ano, afinal cuidar da saúde é um estilo de vida e não apenas um momento. Não adianta tentar dietas instantâneas ou tratamentos estéticos e atividade física de alto impacto para ter um resultado rápido. O maior desafio é manter-se no equilíbrio e isso deve ser encarado como uma meta.
A pessoa que se encontra com excesso de peso, não pode perder o foco e deve estar em constante vigilância, para não entrar no efeito “sanfona”. O trabalho de educação alimentar e nutricional tem muita importância nesses casos.
É no período de férias e nos recessos de trabalho que acontecem os maiores deslizes na alimentação. As confraternizações e saidinhas a passeio, viagens, entre outros encontros sempre vêm recheados de guloseimas.
Devo salientar que a alimentação é também um ato social e cultural e não dá para separar e isolar-se de todos. O ideal é que não aconteçam os exageros e que na hora de comer, a pessoa saiba fazer a harmonização, o equilíbrio e opte pelo mais saudável.
Construir metas tangíveis e gradativas é sempre válido! Comece o ano cuidando mais de você!
(*)Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…