O economista e advogado Saumíneo Nascimento integrará, a partir de 6 de janeiro, o Conselho de Administração do Banco do Nordeste, órgão de deliberação estratégica e colegiada da instituição. Esta será a primeira vez que um sergipano ocupará tal cargo. O nome de Saumíneo, que ainda será submetido à deliberação da próxima Assembleia Geral de Acionistas, foi uma indicação do Ministério da Economia, portanto, ele representará o ministério neste conselho.
Na estrutura organizacional do Banco do Nordeste que é composta por órgãos estatutários, colegiados e unidades organizacionais, o Conselho de Administração faz parte da estrutura de governança corporativa. São subordinados ao Conselho de Administração, a diretoria executiva do banco, comitês, a auditoria e a ouvidoria do banco.
Os seis integrantes do conselho exercem suas atribuições considerando os interesses de longo prazo do banco, os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade e no meio ambiente e os deveres fiduciários de seus membros. Cabe ao Conselho de Administração fixar a orientação geral dos negócios do Banco do Nordeste.
Currículo
A nomeação de Saumíneo foi na data que coincide com os 15 anos em que, pela primeira vez, um sergipano concluía um doutorado em uma universidade sergipana. Ele é mestre e doutor em Geografia e pós-doutor em Ciência da Propriedade Intelectual.
Além de cursos no exterior, Saumíneo foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe e presidente do Banco do Estado de Sergipe; Superintendente Administrativo e Financeiro, diretor da Sudene, superintendente geral, superintendente de Relações Institucionais e atualmente é vice-presidente de Relações Institucionais da Sociedade de Educação do Grupo Tiradentes S/A.