De 8 a 11 de novembro, o Sebrae promoverá um mutirão para ajudar os empreendedores a obter crédito para investir em seus negócios e renegociar débitos empresariais. A iniciativa ocorre em parceria com o Banco do Brasil, Banese, Caixa, Bradesco e Banco do Nordeste e será realizada sempre das 9h às 13h, na sede do Sebrae, em Aracaju.
O mutirão é destinado exclusivamente às pessoas jurídicas (microempreendedores individuais, donos de microempresas e de empresas de pequeno porte), ou seja, pequenos negócios com CNPJ. Lá eles terão a oportunidade de conversar com representantes das instituições financeiras para conhecer as linhas de crédito mais adequadas para as suas necessidades.
Os empresários também poderão renegociar dívidas de capital de giro, cheque especial, cartão de crédito, recebíveis e financiamento de ativos fixos com condições especiais, como ampliação do prazo para pagamento, rebate de juros de dívidas vencidas há mais de 60 dias e carência para o pagamento das primeiras parcelas.
Para ser atendido, basta o empreendedor comparecer à sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América, indicar a instituição financeira com quem deseja conversar e aguardar o atendimento.
Redução no endividamento
Segundo a pesquisa ‘O Pulso dos Pequenos Negócios’, realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e divulgada em outubro, a proporção de micro e pequenas empresas sergipanas inadimplentes, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), alcançou o menor patamar registrado em toda a série histórica, com 19%.
O maior índice (41%) foi registrado em final de maio/início de julho de 2020. Outros 27% dos empreendedores locais possuem empréstimos e dívidas, mas estão em dia com os pagamentos, enquanto 54% revelaram não possuir dívidas.
O levantamento mostrou que os empreendedores estão mais cautelosos quando o assunto é crédito. A proporção de MEI e micro e pequenas empresas que procuraram empréstimos nos três meses anteriores à pesquisa foi de 26%. No entanto, apenas quatro entre 10 deles conseguiram o crédito.