O Sebrae nacional aprovou um programa do Sebrae Sergipe que trabalha a pré-aceleração das startups e a capacitação dos empreendedores para colocar suas ideias de negócio no mercado de forma rápida e consistente. Essa semana, o deputado federal Fábio Reis (MDB) tomou conhecimento deste fato através do presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles.
A gestora do projeto de startups do Sebrae Sergipe, Lara Andrade, disse que o objetivo geral “é transformar ideias inovadoras em negócios de alto impacto, por meio de uma metodologia de capacitação intensiva. Nessa capacitação, os empreendedores vivenciam as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de mentor e profissional especializado que irá compartilhar suas experiências em módulos práticos e mentorias”.
O programa tem como público-alvo empreendedores (potenciais e ativos) com startups nas fases de ideação e operação, projetos de inovação tecnológica e economia criativa em desenvolvimento.
“Tenho certeza que com essa aprovação, haverá um grande estímulo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Sergipe. Existem milhares de cases de sucesso econômico criados a partir de startups que se tornaram referência de negócio. Com esse projeto, esperamos que o nosso Estado avance nesse segmento altamente competitivo e tecnológico”, destacou Fábio Reis.
Atualmente, o Sebrae é um dos principais atores do ecossistema de startups no Brasil. Em Sergipe, desde 2014, a instituição participa de eventos pontuais como parceiro na área. Em 2017 foi aprovado o Projeto de Desenvolvimento e Fortalecimento de Startups, que desenvolveu ações de consultoria, capacitações e inserções dos startups nos mais variados segmentos do mercado.·.
Pesquisa recente do Instituto Startup Genome apontou que o Brasil é hoje o 13º melhor ecossistema do mundo para startups. De acordo com a StartSe, o maior banco de dados de startups do país existe atualmente em seu cadastro mais de nove mil startups registradas.
Esse número pode ser ainda maior segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que aponta para algo entre 10 e 15 mil espalhadas pelo país, levando em conta a falta de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para boa parte delas, que ainda se encontram em fase inicial.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…