Enquanto cresce o número de infectados e mortos pela covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue para combater outro tipo de doença: a dengue que, de 29 de dezembro a 6 de junho deste ano, infectou 218 pessoas, felizmente, sem nenhuma morte. Este período corresponde da 1ª a 23ª Semana Epidemiológica, que foram notificados 1.044 casos suspeitos, sendo que 590 foram descartados e 218 estão investigação.
De acordo com a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, dos casos confirmados de dengue, os grupos etários mais acometidos foram o de adultos de 20 a 39 anos, com 38,1% dos casos, e o de crianças cinco a nove anos de idade, que equivale a 13,8% dos casos. Quanto ao sexo, o feminino predomina com 59,2% das ocorrências contra 40,8% do masculino.
Os casos confirmados estão distribuídos em 37 dos 75 municípios sergipanos, o que corresponde a 49,3% do total. Aracaju lidera com 43 ocorrências da doença. “Não houve registro de dengue grave nem óbito nesse período”, observou Sidney Sá, acrescentando que é fundamental que a população adote os cuidados domésticos de combate ao mosquito Aedes Aegypti para evitar a proliferação da doença.
Quando aos números da chikungunya, até a 23ª Semana Epidemiológica de 2020, ou seja, 6 de junho último, foram notificados 193 casos suspeitos da doença em 23 municípios sergipanos. Do total de casos, 84 foram confirmados, 69 descartados e 40 estão em investigação.
“Os casos confirmados de chikungunya predominam na faixa etária entre 35 a 49 anos e no sexo feminino, que responde por 80,4% dos casos. Não houve óbito confirmado até o momento”, salientou a gerente, informando que entre os municípios com casos confirmados da doença estão Aracaju, Barra dos Coqueiros, Boquim, Cristinápolis, Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Salgado, São Cristóvão e Simão Dias.
Segundo Sidney Sá, em relação à Zika, no mesmo período foram notificados 57 casos, mas até o fechamento do Boletim Epidemiológico das Arboviroses Dengue, Zica e Chikungunya só houve um caso confirmado, sem o registro de óbito pela doença.
Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados, ontem, 22, como reconhecimento pelo…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) u sou vários! Há multidões em mim. Na…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…