O deputado federal Laercio Oliveira esteve com o secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Júnior, no Terminal Pesqueiro de Aracaju, onde foi anunciada a liberação de R$ 3 milhões para a conclusão da obra e que os recursos estarão disponíveis para o governo estadual até o final do ano. O terminal irá atender 12 mil pescadores. O superintendente da Agricultura de Sergipe Haroldo Araújo Filho e representantes dos Ministérios da Economia e Turismo, do Governo do Estado e do setor produtivo também participaram do evento, que contou ainda com uma vistoria das instalações.
“O nosso Estado tem vocação para pesca como pilar econômico de desenvolvimento. A gente não vai só conseguir trazer aquilo que o mar nos oferece, mas a inauguração desse terminal pesqueiro tem ações muito mais amplas. Por exemplo, nós temos aqui um representante do Ministério do Turismo porque o estado tem também um grande potencial para esportes náuticos. Passa aqui pela costa grandes cardumes de atum, mas nós não aproveitamos porque atualmente não temos infraestrutura para oferecer lanchas material de pesca e pessoas qualificadas para promover eventos de pesca”, disse o deputado federal Laércio Oliveira.
O parlamentar explicou ainda que destinou R$ 5 milhões em recursos de emendas para a conclusão do terminal, porém os recursos foram contingenciados e transferidos para o combate ao coronavírus no país. Mas agora o governo anuncia esses recursos, foi uma ótima notícia para os sergipanos”, explicou.
O terminal de pesca está na carteira de parcerias e investimentos do governo federal. Segundo o secretário, é o terminal que está mais avançado em termos de infraestrutura para garantir as condições logísticas de trabalho. “Interessados vão oferecer investimento e já dizendo os valores que serão cobrados aos usuários. Quem oferecer mais investimento para o terminal e cobrar menos do usuário será o vencedor da sessão. Ele deve equipar o terminal com fábrica de gelo, esteiras de manipulação, congeladores, ou seja, toda infraestrutura que é necessária para o bom funcionamento”, explicou.
O edital de chamamento público para o estudo de concessão do terminal pesqueiro de Aracaju já está publicado. “Todo o setor pesqueiro vai ter um local apropriado para fazer sua parte de beneficiamento, de transporte, de uma forma que traga a segurança alimentar para quem estiver adquirindo os produtos. Enfim, isso potencializa o mercado e incentiva também para que mais pescados possam ser trazidos pra cá. Não somente relacionados à pesca direta, mas também a de cultivo”, explicou Haroldo Araújo.
O secretário de Agricultura de Sergipe, André Bomfim, explicou que 97% das obras físicas estão concluídas. “Mas esse convênio tem um débito com a empresa que fez essa obra, então esse recurso servirá para finalizar a obra e pegar o débito”, explicou.
Para o presidente da Associação de Criadores de Camarão, Lee Fei, essa obra é de muita importância para o desenvolvimento do setor pesqueiro, porque ela habilita com a inspeção federal a saída da mercadoria com todo o controle sanitário perfeito”, disse.
“O terminal é um marco divisor na pesca. É a segurança alimentar, a melhoria do pescado e é a entrega de um pescado de qualidade para todos. Esse é um grande passo para a melhoria de todo o pescado em Sergipe”, afirmou o presidente da Associação de Armadores de Pesca Artesanal Humberto Almeida.