Representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, participou do lançamento da parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit) e o Porto Digital. O evento aconteceu na noite dessa segunda-feira, 13, no Tiradentes Innovation Center, na sede da universidade.
A parceria com o Porto Digital, um dos maiores e mais importantes parques tecnológicos do país, busca desenvolver as soluções voltadas para a tecnologia em Sergipe através da formação de profissionais qualificados na área e encaminhamento ao mercado de trabalho. O secretário Augusto Fábio Oliveira reforça a necessidade de investir no mercado de Tecnologia da Informação.
“Essa parceria une duas instituições nordestinas e será uma referência na formação de mão de obra. A Porto Digital, com todo o conhecimento na área de tecnologia e informação, e a Unit, com toda a experiência acadêmica. Existe uma carência, em todo o país, de bons profissionais nesse ramo, e esse será um grande legado para Sergipe, que passará a ter um banco de profissionais qualificados no próprio estado”, analisa o secretário.
Com a parceria, a Unit passa a ofertar os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas com uma nova metodologia, em colaboração com o Porto Digital. São 272 alunos nas primeiras turmas, que já iniciaram os estudos com o novo método. Para o vice-reitor Jouberto Uchôa Júnior, qualificar profissionais de TI é fundamental para o desenvolvimento do estado.
“Essa parceria nos enche de orgulho, por podermos trazer o Porto Digital para Aracaju e nos ajudar a desenvolver a área de TI como um todo. Hoje existe uma carência do profissional de TI em todas as áreas. A gente espera poder incentivar esses sergipanos a buscarem essa formação na área, além de promover um networking com as empresas”, pontuou o vice-reitor da Unit.
Aquecer o mercado de trabalho é um dos principais focos da parceria, segundo o CEO do Porto Digital, Pierre Lucena. “Queremos começar pela educação, formando profissionais de tecnologia, que estão em falta no mundo todo, para que, em um segundo momento, possamos buscar parcerias com o poder público para evitar que esses jovens saiam daqui”, afirma.
Também participaram do evento o diretor de Inovação da Prefeitura de Aracaju, Walter Júnior, e a coordenadora-geral de Planejamento da Prefeitura, Patrícia Santa-Bárbara, além de representantes de órgãos públicos e instituições de ensino públicas e privadas.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…