Categorias: Cidades

Seed publica portaria sobre uso de equipamentos eletrônicos para fins pedagógicos em sala de aula

Compartilhe:

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou, nesta segunda-feira, 10, a Portaria nº 1101/2025, que versa sobre o uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes nas instituições de ensino da rede pública estadual. A normativa cumpre a Lei Federal nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025, e considera a necessidade de definir regras e procedimentos, além de direcionar a inclusão tecnológica que tem o tablet como ferramenta de acesso à informação e letramento digital.

De acordo com o documento que passa a valer nas instituições estaduais a partir da publicação, fica vedada a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis nas instituições educacionais integrantes da rede pública estadual de ensino, nos diferentes turnos de estudo, durante as aulas, recreios e intervalos, quando não utilizados para fins pedagógicos. Os aparelhos eletrônicos são celulares, tablets, relógios inteligentes e demais dispositivos similares.

É liberado o uso para atividades pedagógicas sob orientação explícita de profissionais de educação, na sala de aula ou em lugares e tempos que envolvem intervalos entre aulas; em situações de perigo e por motivo de força maior em que a necessidade é premente; e na garantia de acessibilidade, de gerenciamento de situações de saúde de estudantes e inclusão.

Eliane Passos, diretora do Dase/Seed

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), professora Eliane Passos, a portaria da Seed obedece à Lei Federal, frisando o uso para fins exclusivamente pedagógicos, com diretrizes claras do que são atividades pedagógicas, já que também é comprovado cientificamente que em determinados casos o uso de telas constitui-se em distração em sala de aula.

“Cabe à instituição educacional a incumbência de disciplinar em seu Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico [PPP] as regras e procedimentos a serem adotados em sua rotina pedagógica, que assegurem a proibição, observando as especificidades da escola, ouvidos os diferentes segmentos, por meio do Conselho Escolar”, destaca Eliane.

Formação continuada

Para trabalhar as possibilidades de uso pedagógico e os efeitos psicológicos, até por questões do projeto Conectados do Governo de Sergipe, que pretende distribuir até 71 mil tablets aos estudantes do ensino médio, a Secretaria Estadual de Educação, intersetorialmente, promoverá, junto às instituições educacionais, orientações sobre o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Escolar) para edição por professores de programação e conteúdos didáticos compatíveis com as orientações curriculares da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe; promoverá formação continuada de equipes gestoras e professores com foco no uso da tecnologia como ferramenta pedagógica; realizará formação periódica sobre detecção, prevenção e abordagem de sinais sugestivos de sofrimento psíquico e mental, característicos do uso imoderado e da nomofobia; além de ações de escuta e de acolhimento aos professores, profissionais e estudantes, por meio do programa Acolher, que oferta o acompanhamento psicossocial nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Cabe ao Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação orientar e acompanhar o cumprimento da portaria, que culminará com a atualização dos regimentos escolares e projetos políticos pedagógicos, para fins de aprovação pelo Conselho Estadual de Educação.

Leia portaria completa: https://siae.seduc.se.gov.br/siae.servicefile/api/File/Downloads/8a9c5b47-1a66-42ad-81b3-d9907f3fa6ae

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

IntegrAju: Prefeitura de Aracaju vai lançar plataforma digital para aproximar gestão e população

  A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, reuniu-se nesta terça-feira, 18, com o secretário municipal…

1 hora atrás

SMTT abre inscrições para o Passeio Ciclístico em comemoração aos 170 anos de Aracaju

  A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio da Coordenadoria de Educação…

3 horas atrás

Superficialidade em tempos rasos

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   inal de semana, manhã chuvosa, leio…

5 horas atrás

Turistas são aguardados para o Verão Sergipe na Caueira; confira a programação

O Verão Sergipe 2025 chega à praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, na próxima sexta-feira,…

6 horas atrás

Iguá Sergipe inicia obras de implantação da Adutora do Curralinho

Com o compromisso de garantir o acesso à água tratada e melhorar a infraestrutura, promovendo…

8 horas atrás

Avançam negociações para criação de hub de hidrogênio verde em Sergipe

Executivos da Green Energy Park (GEP) estão em Sergipe para mais uma rodada de negociações…

11 horas atrás