Será lançada amanhã, 29, às 19 horas, na Loja Maçônica Clodomir Silva, a segunda edição do livro “Domingo em Desbaste”, fruto da coluna do mesmo nome publicado no portal Só Sergipe, com a instituição maçônica. Esta edição contém 58 artigos de 12 maçons sobre os mais variados temas, prefaciado pelo crítico literário Léo Mittaraquis que, gentilmente, aceitou o convite do Só Sergipe e da Loja Clodomir Silva.
O lançamento do livro marcará as comemorações dos 67 anos de fundação da Loja Clodomir Silva. Antes dos autógrafos, haverá no templo da instituição uma palestra do maçom Osman Vieira de Oliveira, contando a história da fundação da loja. Clodomir de Souza e Silva foi jornalista, advogado e político aracajuano, que integrou a elite intelectual sergipana entre 1920 a 1932. Duas obras marcaram sua trajetória. A primeira, no ano de 1920, foi “O Álbum de Sergipe” comemorativo do 1º centenário da Emancipação Política de Sergipe. A segunda foi “Minha Gente”, de 1926, uma coletânea de textos sobre os costumes de Sergipe naquela época.
Na contracapa do livro “Domingo em Desbaste”, há um pequeno texto falando sobre a Loja Clodomir Silva; e nas orelhas, os leitores conhecerão quem são os autores dos artigos publicados. O venerável mestre da Loja Clodomir Silva, Hernan Centurion, um dos autores, ressalta que “nenhum dos irmãos são escritores profissionais, são pessoas comuns, maçons humildes que buscam no fundo dos seus corações, na memória empoeirada, um pouco de sentimento, de conteúdo, para que possamos fomentar a leitura e a reflexão”.
Hernan acrescenta que “só conseguiremos o aperfeiçoamento moral e espiritual com os estudos, com a busca incessante do conhecimento. Não é à toa que nós temos a máxima de que somos eternos aprendizes, porque estamos sempre nessa busca. E o conhecimento transformado em boas ações é a tão sonhada sabedoria”.
Honra
O crítico literário Léo Mittaraquis, que prefaciou esta edição, disse que ficou honrado com o convite e “acredito que seja uma publicação que contribuirá, sempre de uma forma positiva, para um melhor entendimento da percepção do mundo, a partir dos participantes desta coletânea. Sinto-me feliz, satisfeito, realizado, por fazer parte deste grande evento literário, dessa produção que, com certeza, terá novos frutos. Estou muito grato, sobremaneira, a todos”.
O maçom Rivaldo Frias, um dos que tem textos publicados nessa edição, falou que o livro “significa um marco para a Maçonaria sergipana”. Ele acredita que os leitores e as futuras gerações encontrarão, no “Domingo em Desbaste”, os recursos necessários “para entenderem a nossa trajetória”. O livro, também, servirá como fonte preciosa de pesquisa, dedicação e compromisso com a Ordem Maçônica.
“Ler Domingo em Desbaste é crescer como ser humano. É reservar um pequeno momento do dia para refletir. Lemos, refletimos, saboreamos cada trexto e aprendemos em cada palavra. Aliás, a maturidade não tem a ver com a quantidade de tempo na vida. Maturidade tem a ver com aquilo que aprendemos durante a vida”, disse o professor e maçom Nilton Santana, cujos textos estão nessa edição.
A Coluna Domingo em Desbaste foi iniciada no Portal Só Sergipe em 2022 e até o último domingo já havia publicado 130 textos. A primeira edição do livro foi lançada em junho do ano passado (leia aqui para saber mais). Para o editor do portal, Antônio Carlos Garcia, que também escreveu artigos para esta edição, o novo livro tem temas atuais que merecem a atenção de todos e podem suscitar reflexões. Ainda segundo o editor, a publicação do livro é uma maneira do portal contribuir para levar cultura a um grande número de pessoas.