O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), realizará, na quarta-feira,19, a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Coema), o local será na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período das 7h às 18h.
Com o tema ‘Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica’, o evento busca contribuir para o conhecimento e a difusão da emergência climática e da agenda política correlata, a Coema, que tem entre seus objetivos consolidar as preferências da sociedade em uma agenda de mitigação compatível com o objetivo global de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC e promover a transformação ecológica em Sergipe.
Além disso, a Conferência deverá contribuir para que medidas de adaptações sejam adotadas pelos municípios; incentivar a ampla participação de populações e territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de adaptação às alterações climáticas; e eleger delegados para a Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Política públicas
Para a secretária da Semac, Deborah Dias, a conferência representa uma oportunidade única para promover a reflexão coletiva sobre os desafios urgentes relacionados às mudanças climáticas. “Será um espaço para alinharmos políticas públicas, fortalecer o engajamento social e buscar soluções integradas que atendam às necessidades do nosso estado. O debate sobre como adaptar nossas práticas e transformar nossa realidade em tempos de crise climática é crucial para garantir um futuro mais sustentável”, salienta.
O evento contará com representantes de prefeituras, do setor empresarial, da comunidade acadêmica, bem como de organizações da sociedade civil. Antes da Conferência Estadual foram realizadas Conferências Municipais e Intermunicipais que foram etapas preparatórias à Conferência Estadual.
A gerente de Educação e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, explicou a importância do evento para Sergipe e sociedade. “A Conferência Estadual do Meio Ambiente é de extrema importância, visto a necessidade de discutirmos e implementarmos políticas para o enfrentamento às questões climáticas. Estamos no momento de emergência, sofrendo as consequências do aquecimento acelerado do planeta e essa conferência é ideal para apresentarmos possíveis alternativas para amenizar outros impactos”, pontua.
Programação:
Manhã
7h às 9h – Credenciamento
9h – Leitura da Aprovação do Regimento da Conferência
9h30 – Formação da mesa institucional
10h – Palestras de abertura
10h30 às 11h – Coffee break
11h – Discussão das propostas dos cinco eixos
12h – Intervalo para o almoço
Tarde
13h30 – Apresentação do texto base e validação das propostas dos cinco eixos
15h às 15h30 – Coffee break
15h30 – Eleição dos delegados
17h30 – Encerramento