A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou na sexta-feira, 1º, o período de renovação de matrícula para os alunos das 79 escolas da rede. O processo segue até o dia 29 de dezembro para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O procedimento para a renovação é simples e realizado de modo presencial. Os pais ou responsáveis, assim como os alunos com 18 anos de idade ou mais, que desejam continuar na mesma escola da rede municipal de ensino de Aracaju no ano letivo 2024, devem comparecer à secretaria da unidade escolar em que está matriculado para assinar o documento de confirmação e entregar algum outro documento que se faça necessário para atualização. Estes também devem ficar atentos ao que solicita cada unidade de ensino, como, por exemplo, fotos 3×4 para a carteirinha escolar.
“Iniciado o mês de dezembro, a Semed também inicia seus processos de matrícula, este ano com algumas inovações para que a gente possa garantir a maior quantidade possível de estudantes. Neste sentido, aquele pai ou mãe que não confirmar a renovação da matrícula na mesma escola, vamos entender que vão querer que o filho seja aluno de uma outra escola, seja ela da rede ou de outra”, afirma o secretário.
Esta fase de confirmação para alunos que já fazem parte da rede é a primeira do calendário de matrícula que ocorre todos os anos, antecedendo o encerramento do ano letivo e o período de transferência interna – quando o estudante será remanejado para outra escola do município de Aracaju. Após estas duas, virá a etapa dedicada a novos alunos e, ao final desta, o período para vagas remanescentes.
Alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no ano letivo 2023 que ainda não entregaram laudo ou receituário com o documento da Classificação Internacional de Doenças, o CID, devem realizar a entrega, também, até o dia 29.