Após três semanas de realização de audiências públicas de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a Prefeitura de Aracaju encerra o ciclo de reuniões nesta quinta-feira, 14, sob a coordenação da Empresa Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
A oitava e última audiência será realizada, assim como as demais, às 18h30, na Emef Professor Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=KwYVM4BgInY). Esta audiência abrange os bairros Areia Branca, Mosqueiro, Matapoã, Gamaleira, Robalo e São José dos Náufragos.
Com o encerramento, as audiências terão contemplado todos os bairros da capital, os quais estão divididos em oito zonas da cidade para realização dos debates. Para mobilizar a sociedade, o município adotou diversas estratégias de comunicação, como propaganda em rádio e TV, divulgação no site institucional e em redes sociais e carros de som circulando nos bairros, com o intuito de aumentar o engajamento popular.
A revisão do PDDU é uma das prioridades da gestão municipal. O Plano Diretor estabelece regras, parâmetros, instrumentos e incentivos para o desenvolvimento urbano da cidade nas próximas décadas, a partir de diagnósticos urbanos, protegendo o meio ambiente e assegurando o direito à cidade, por isso é fundamental que as comunidades tenham ciência do que está sendo proposto e possam, a partir da reflexão do que querem e necessitam, intervir junto ao poder público, por meio de sugestões.
A fase de consulta pública segue disponível pelo site aracaju.se.gov.br/pddu, até a próxima sexta-feira, dia 15. Por meio dela, a população pode conferir, no endereço eletrônico, o anteprojeto, mapas, demais anexos e contribuir com sugestões.
Após o encerramento de consultas e audiências públicas, a Seminfra irá sistematizar e debater internamente as contribuições. Logo após, o Plano Diretor terá sua minuta finalizada, apresentada ao Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Aracaju (Condurb) e enviada à Câmara Municipal para apreciação dos parlamentares.