Informe publicitário

Sergipe avança na redução da mortalidade materna, com diminuição destaque na região Nordeste

Compartilhe:

 

Sergipe conseguiu reduzir significativamente a mortalidade materna no estado, com o registro de 37,92 óbitos de mães a cada 100 mil nascidos vivos em 2023, se configurando como a menor taxa do Nordeste e a 6ª menor do país. Um resultado bastante expressivo, conforme apontam os dados do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), uma vez que em 2022 o estado ocupava a penúltima colocação. Isso demonstra que as ações efetivas do Governo do Estado têm impactado positivamente o cenário.

Nem sempre foi assim. Em 2009, por exemplo, o estado registrou um pico, com 102,54 mortes de mães a cada 100 mil nascidos vivos, o maior indicador de 2006 a 2023. Na pandemia da Covid-19, esse número voltou a subir, com 97,54 óbitos de mães a cada 100 mil nascidos vivos em 2020. Nos anos subsequentes, o índice não reduziu significativamente; em 2021, o número chegou a 83,32. Já em 2022 a mortalidade materna voltou a subir novamente, com 98,16.

Atendimento as gestantes feito de maneira cuidadosa

Com as iniciativas desenvolvidas pelo Governo de Sergipe em diversas áreas, especialmente na saúde, foi possível chegar ao número de 37,92 mortes maternas a cada 100 mil nascimentos. Essa queda é resultado do trabalho da gestão estadual, que tem realizado inúmeras ações de monitoramento e acompanhamento de pacientes gestantes. Entre elas, destacam-se as ações junto aos 75 municípios para fortalecimento da prevenção por meio da realização do pré-natal, ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), essencial na detecção precoce de doenças no período da gestação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem promovido diversas capacitações voltadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde a fim de reforçar o acompanhamento às mulheres.

Rede fortalecida

As sergipanas também podem contar com a Rede Estadual de Saúde estruturada e fortalecida. No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), considerado referência na assistência do pré-natal de alto risco, as gestantes têm acesso a uma equipe multidisciplinar composta por médicos obstetras, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro obstetra e assistente social para fazer um acompanhamento especializado e qualificado. Além disso, existe a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), sendo a maior referência de Sergipe para os atendimentos de alta complexidade.

No que se refere à detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), são disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais para todos os municípios sergipanos com o intuito diagnosticar precocemente essas doenças e, caso necessário, fazer o encaminhamento de imediato a uma unidade de saúde para tratamento célere.

Mais ampliações

Embora a redução seja devido à complexidade do cenário, o intuito é qualificar cada vez mais a rede por meio de planejamento e ações. Para isso, dentro do plano de cinco anos, o Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão e Atenção à Saúde em Sergipe (Proredes/SE) prevê a ampliação da capacidade para atender a demanda por serviços de saúde de alta qualidade, como é o caso da criação do Complexo Materno-Infantil que vai atender casos de alta complexidade, além de reformas e reestruturações nos equipamentos de saúde. Todas as iniciativas, serviços e ações contínuas visam a segurança dos usuários do Sistema Único Saúde (SUS), a fim de trazer, cada vez mais, bons indicadores e assistência otimizada, célere e qualificada.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe participará de encontro nacional no Rio de Janeiro

  O presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe (Sindmuse), Tonico Saraiva, participará, entre os…

56 minutos atrás

Canton Fair: Sergipe no cenário global

  Por Daniela Sena (*)   ontinuando nossa jornada pelo país do Dragão,  hoje vou…

2 horas atrás

Iguá Saneamento abre mil vagas em Sergipe; veja aqui como se cadastrar

  A Iguá Saneamento, uma das principais empresas do setor no Brasil, está em plena…

2 horas atrás

Padre Zezinho, memória musical e Maria de Nazaré

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Em 2015, tive a alegria de mergulhar…

4 horas atrás

Jornalismo no caminho da irrelevância

  Por Luciano Correia (*)   O primeiro turno das eleições em Sergipe movimentou como…

19 horas atrás

Morre aos 66 anos, o ex-pugilista sergipano Maguila

  O ex-lutador de boxe, o sergipano José Adilson Rodrigues dos Santos, 66 anos –…

20 horas atrás