A 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’, programa itinerante do Governo do Estado, foi realizada nesta quinta-feira, 25. Dessa vez, o município escolhido foi Santana do São Francisco, que recebeu mais de 160 serviços da administração estadual. A cidade, que se localiza no baixo São Francisco e reúne quase 8 mil habitantes, é conhecida como a ‘Capital do Artesanato do Barro’. Por lá, os moradores puderam contar com os mais diversos tipos de atendimentos, ofertados por 20 secretarias e órgãos governamentais.
A programação foi sediada no Centro Administrativo Raymundo Firpo Cruz. Novamente, o Governo de Sergipe atuou com o intuito de interiorizar a gestão estadual e aproximar a estrutura do Estado, incluindo seus gestores e técnicos, da população do interior. Na ocasião, o Governo do Estado, ainda, autorizou a segunda etapa de construção da orla fluvial, cais e atracadouro flutuante de Santana do São Francisco, um investimento de R$ 3.221.844,43.
Os serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) são alguns dos mais procurados do ‘Sergipe é aqui’, com atendimentos como exames, consultas e testes rápidos. O motoboy Claudiano Silva Boto foi um dos atendidos pelo órgão na Carreta do Homem, e elogiou o acolhimento dos funcionários. “Soube do evento pelo carro de som e vim pra fazer meu exame de próstata. É um evento bom para a população, porque muitas pessoas estão precisando. Como é gratuito, todo mundo vem e aproveita, para não precisar ir fazer em outra cidade. E é importante, também, porque você pode tirar a identidade e receber outros atendimentos”, afirma.
A empreendedora do ramo têxtil Jeane Ramos Tavares dos Santos buscou o ‘Sergipe é aqui’ para renovar sua identidade e resolver pendências no Banese. Segundo ela, o evento demonstra a preocupação da gestão com aqueles que moram no interior.
“Além dos atendimentos, também estou participando de uma oficina de embalagens, porque tem tudo a ver com minha profissão. Quero que meus clientes saiam satisfeitos. E este é um momento único aqui em Santana, porque nossa cidade está sendo presenteada. É muito bom saber que estamos sendo reconhecidos no estado”, enfatiza.
Maria da Conceição Pina, conhecida como Ciça, é artesã há sete anos. Natural de Brasília (DF), ela está em Sergipe desde 1995. Esta é a terceira edição do ‘Sergipe é aqui’ da qual ela participa, sempre realizando oficinas com os empreendedores locais. Foi ela quem ministrou a formação da qual Jeane fez parte.
“A oficina tem o objetivo de confeccionar embalagens de baixo custo para agregar aos produtos artesanais. Venho por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres [SPM] e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo [Seteem]. É uma ação social, e a gente percebe o quanto isso desperta a criatividade dos artesãos e como faz a diferença nos produtos, que se tornam personalizados”, relata.
Estímulo
O ‘Sergipe é aqui’ também incentiva o desenvolvimento local, promovendo o que cada cidade tem de melhor. Em Santana do São Francisco, o artesanato é um dos pilares econômicos, além de simbolizar a identidade cultural da região.
Wilson de Carvalho, o Capilé, é um dos artesãos mais tradicionais do município. Para ele, o evento traz qualidade de vida e oportunidades para a população. “Como aqui é uma cidade cultural, a programação do ‘Sergipe é aqui’ se mistura com nosso artesanato. E é muito maravilhoso, porque nós, que somos de cidade interiorana, temos dificuldade de trocar um documento ou fazer um exame. Então, esse projeto é enriquecedor para nós e para o governo. A gente tem a Deso, a Energisa, a Adema e tantos órgãos, que trazem o conhecimento para a sociedade e, ao mesmo tempo, divulgam nossa arte”, frisa.
A empreendedora Mariceli Santos, que há dez anos trabalha comercializando alimentos, concorda. Para ela, o ‘Sergipe é aqui’ é uma chance de faturar uma renda extra. “A prefeitura e o Governo do Estado se organizaram e chamaram algumas pessoas pra vender aqui no evento, incluindo eu. É importante, porque a gente consegue tirar um dinheiro a mais. Além de trabalhar, também planejo ir ao Espaço da Mulher, para fazer uma escova no cabelo. É muito maravilhoso estar aqui”, considera.
Sergipe é aqui
Consultas e exames de saúde, agendamentos, emissão de certidões e documentos, ações educativas, castração de animais, orientações jurídicas, análises de solo, doação de mudas, exposição e venda de artesanato, entre outras atividades, estão inclusas na grade do ‘Sergipe é aqui’. Quinzenal, o programa tem o objetivo de alcançar os 75 municípios.
Até o momento, o programa já passou por Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Laranjeiras e Gararu. A coordenação fica a cargo da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), e a expectativa é de que ao menos 24 edições sejam realizadas em 2024.