“Partindo das premissas de que o estado já possui uma vocação natural para a área, por conta da Unigel, antiga Fafen, que voltou a operar, a atuação da Mosaic, a Mastersenso está fazendo todos os estudos, desenvolvendo esse projeto, que poderá atender toda a região Nordeste, para depois apresentar ao mercado, e possivelmente atrair investidores que queiram participar deste empreendimento”, ressaltou o governador.
De acordo com o superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, o objetivo do projeto é colocar o estado de Sergipe como uma das referências no segmento de fertilizantes brasileiro, além de fomentar a produção de outros insumos e aditivos complementares.
“É uma somação de esforços para poder fazer esse projeto acontecer, torná-lo viável, atrativo, estruturado, que a gente consiga atrair todos os elos dessa cadeia. Como logística nós temos a BR-10 e o Porto de Sergipe, temos uma rodovia que interliga o Porto à BR, enfim. No âmbito nacional, já temos também o Fiagro, Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, criado com o objetivo de captar recursos de diversos investidores do setor agrícola e industrial”, complementou o superintendente.
O projeto está na fase final de estudos para que a consultoria possa apresentar aos investidores que tenham interesse em participar deste fundo de investimento para o Setor Agropecuário (Fiagro), que visa não só a constituição de uma nova fábrica de fertilizantes em Sergipe, ancorando este projeto, mas também misturadoras e empresas de outros insumos como o fósforo, cuja matéria-prima hoje precisa ser importada para a produção destes fertilizantes. A proposta de captação de investimento deve chegar na casa dos R$ 10 bilhões e um protocolo de intenções será assinado entre o Governo de Sergipe e a Mastersenso em breve.
Participaram da reunião, além de representantes da consultoria, o sócio-administrador Auri Cesar Marçon e Alan Hiltner, os secretários estaduais José Augusto Carvalho (Sedetec) e Marco Antônio Queiroz (Sefaz), o superintendente executivo da Sedetec, Marcelo dos Santos Menezes e o superintendente especial da Sefaz, Marcos Venicius Nascimento.