“Cerca de 17 mil empresas em Sergipe poderão fechar as portas até dezembro deste ano, com aproximadamente, 43 mil desempregados”. A previsão é do empresário Victor Rollemberg, presidente do Lide Sergipe, feita durante uma live com o jornalista Marcos Aurélio, na noite de quinta-feira.
Com a crise da pandemia da covid-19, que parou a economia estadual durante quatro meses, a expectativa do empresário não é das melhores. Segundo ele, muitas empresas vão desaparecer, mas aquelas que optarem pela inovação crescerão ainda mais e sobreviverão.
“A pandemia veio para valorizar o capital humano e as relações humanas. O contato físico continuará sendo imprescindível, porém para sobreviver a essa crise, o diferencial será o relacionamento humano”, acredita Victor Rollemberg.
Ainda na conversa, ao vivo, entre o comunicólogo e pré-candidato a vereador (PDT) por Aracaju, Marcos Aurélio e o presidente do LIDE Sergipe e diretor do G8, Victor destaca que os anos de 2021 e 2022 serão anos difíceis. Para se ter uma ideia, pontua ele, a previsão de queda do PIB, no Brasil, este ano de 2020 é de 5% .
Retomada
“A situação é muito grave para a vida empresarial e econômica em Sergipe. Nesta sexta-feira, 14, tivemos a reabertura dos shoppings centers de Aracaju e de todo o Estado. E o cenário que vamos encontrar é de grande parte dos estabelecimentos fechados; falidos. Esta crise é mais grave que a crise dos anos 80, da dívida externa brasileira (quando o Brasil cresceu 1% ao ano, em média). De 2011 a 2020, essa média de crescimento foi de 0,3%. Um atraso econômico, tendo em vista que a renda per capta vai cair 20 pontos percentuais”, informa o empresário Victor Rollemberg.
Questionado se há um diálogo permanente entre as administrações públicas de Sergipe (governo estadual e prefeituras), especialmente neste momento de crise pela pandemia do coronavírus, Victor salienta que o Governo de Sergipe tem deixado esse canal aberto.
“Também observo que, em algumas reuniões com o comitê de economia, ao me encontrar com o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, ele tem sido muito sensível ao setor, principalmente em Itabaiana”, revela Rollemberg.