Com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva do turismo na capital e valorizar a importância gastronômica e cultural do caranguejo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), realizará o Festival do Caranguejo, entre os dias 1º e 4 de setembro, na praça de eventos da Orla da Atalaia; e de 5 a 11 de setembro, nos próprios estabelecimentos dos participantes associados à entidade.
Inicialmente, o Festival do Caranguejo seria realizado no primeiro semestre de 2020, mas em virtude da pandemia do coronavírus, a gestão municipal e a entidade executora do evento, a Abrasel/SE, decidiram aguardar o avanço da vacinação e o consequente controle epidemiológico da doença no estado.
“Este é mais um grande evento que ocorrerá em nossa cidade e que demonstra o nosso compromisso com o setor produtivo e com o fomento ao turismo. A pandemia impactou fortemente os setores ligados ao turismo e, desde que começamos a voltar à normalidade, temos trabalhado, de maneira intensa, para que os restaurantes, hotéis, bares, entre outros setores se restabeleçam. Este festival é um exemplo disto. Com certeza, será um evento que movimentará a nossa economia, com a geração de emprego e renda, e que, além disso, contribuirá com a valorização da nossa gastronomia, já que o caranguejo é uma das nossas principais atrações, reconhecida, inclusive, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.
Para viabilizar o festival, os organizadores promoveram reuniões de apresentação do projeto para a iniciativa privada em busca de apoio e o resultado mostrou o interesse da classe empresarial sergipana em investir na realização do evento.
“O apoio dos parceiros da iniciativa privada, além de fundamental, é uma bonita demonstração de amor da nossa classe empresarial aos nossos valores, à nossa identidade cultural. É uma alegria muito grande os empresários do nosso estado acreditando nos nossos valores e investindo na nossa sergipanidade. A unidade público-privada gera divisas turísticas e culturais para o nosso município e enaltece as marcas apoiadoras do evento”, frisa o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga.
O evento conta com a parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O gestor da pasta, Sales Neto, enaltece a iniciativa da gestão municipal e a importância da realização do evento para a atração de turistas.
“É de suma importância essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju em promover um evento gastronômico que incentive a nossa cultura do caranguejo. É um evento que gera movimento na nossa economia e também é um instrumento para atração de turistas para a nossa Aracaju e consequentemente para o nosso estado”, ressalta o secretário estadual.
Para o presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea, o caranguejo oferece a possibilidade de elaboração de variados pratos. “É isso que o Festival vai explorar e proporcionar aos visitantes. Serão 26 pratos bem criativos, uma experiência gastronômica nova e cheia de sabores para quem for ao evento”, afirma.
“Nós, da Abrasel, temos convicção de que a gastronomia tem um papel fundamental para o fortalecimento do turismo em Aracaju. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), a gastronomia ocupa a terceira posição entre as principais motivações que levam turistas a viajar, por isso precisamos mostrar o que temos para atrair essa demanda de turistas e esse festival cumpre esse papel”, acrescenta Bruno.
O espaço para a realização do Festival do Caranguejo compreende uma área de 3.800 m², ocupada por 29 stands, sendo 26 para bares/restaurantes comercializarem seus pratos, e 3 para a gestão municipal (Prefeitura de Aracaju – secretarias da Saúde e do Meio Ambiente).
Além desses stands, haverá espaço kids com brinquedos para a criançada; cozinha show da Universidade Tiradentes (Unit), para demonstração da elaboração de pratos; espaço de empreendedorismo do Sebrae/SE, para exposição de artesanato; e duas baterias de banheiros químicos, sendo nove para o público feminino e nove para o masculino.
Durante os quatro dias de festival na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) apresentará peças teatrais versando sobre o tema sustentabilidade, além de uma bolha inflável sobre a questão climática.
“A equipe de Educação da Sema apresentará peça teatral com o objetivo de mostrar aos visitantes os desafios da cidade com relação aos problemas da sustentabilidade e como a gestão municipal está comprometida com esse esforço de tornar Aracaju uma cidade cada vez mais sustentável. Teremos, ainda, a bolha inflável onde faremos uma representação do impacto do aquecimento global e como isso afeta a cidade e o nosso modo de vida e como a cidade de Aracaju tem se comprometido e avançado nessa questão das mudanças climáticas que faz, inclusive, parte do planejamento estratégico da cidade”, explica o secretário Alan Lemos.
Já a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) oferecerá ao público uma programação cultural com duas atrações musicais por noite, das 19h às 22h30, com artistas locais cantando o melhor da nossa música.
“Sergipe tem uma vocação culinária para alguns pratos específicos e o caranguejo é um dos principais. Esse festival vem em boa hora, com a exploração dos múltiplos preparos dessa iguaria. Certamente será um sucesso de crítica e público e vai se tornar um evento definitivo no nosso calendário turístico/cultural”, observa o presidente da Funcaju, Luciano Correia.
“O Festival do Caranguejo é um evento multicultural, ao mesmo tempo em que os visitantes degustam a variedade de pratos, vão ter, também, shows, atividades de educação ambiental, brincadeiras para crianças e artesanato. Tudo em um só espaço. Vamos oferecer aos nossos aracajuanos e turistas um evento de qualidade, que enriquece nossa gastronomia, eleva o Destino Aracaju e, com certeza, se tornará permanente no nosso calendário de eventos turísticos”, reforça Jorge Fraga.
O Festival do Caranguejo tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Grupo Maratá, Universidade Tiradentes (Unit), Coca-Cola e Eisenbahn; apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE), Energisa Sergipe, Celse – Centrais Elétricas de Sergipe S/A; e participação das seguintes secretárias e órgãos da gestão municipal: Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec)/Guarda Municipal, Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…