Com o objetivo de levar informações de prevenção e sensibilização aos gestares e profissionais que compõem a cadeia produtiva do turismo em todo o Estado, a Secretaria de Estado do Turismo promoveu ontem, 5, o Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no âmbito da Atividade Turística. O evento foi realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana, onde contou com a presença de representantes de órgãos e instituições que trabalham em defesa dos direitos das crianças e de adolescentes.
Para o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, abordar este assunto é de suma importância. Ele enfatiza que em seu trabalho como gestor é necessário ter um olhar que não seja única e exclusivamente para a atividade fim. Obviamente que o foco maior é para a atividade fim, mas que precisa ter também esse olhar para os assuntos considerados satélites que são igualmente importantes, e o gestor precisa identificar a devida importância. “Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo aqui, e que infelizmente ficou parado durante o período da pandemia, mas estamos reiniciando também para acompanhar a retomada do movimento turístico no nosso Estado e prevenir. Não temos ainda em Sergipe uma situação preocupante nesse sentido de exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo, e não queremos que aconteça, embora saibamos que infelizmente ocorra em outros estados. Esse tipo de visitante que eu não chamo nem de turista, Sergipe não o quer aqui. Não dá para coexistir esse tipo de visitante que vem à procura da exploração sexual com o turismo de qualidade. Esse tipo de pessoa tem que estar atrás das grades”, destacou.
“Tratamos exatamente a questão da responsabilidade de cada um como define o preceito constitucional no tocante à proteção dos direitos da criança e do adolescente, assim como questões relacionadas à possibilidade real da prática do turismo sustentável, ou seja, um turismo responsável que gere renda, que promova a sociedade no sentido de garantir que o turismo aconteça, e que os turistas sejam recebidos, mas distantes dessa questão da exploração sexual de crianças e adolescentes”, considerou a secretária da Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco.
“É de extrema importância resgatar esse movimento de diálogo com a sociedade sobre um tema que é emblemático. Também quero parabenizar a Setur por estar retomando essa pauta e que é tão importante para a proteção de crianças e adolescentes aqui em nosso Estado”, afirmou a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social DADS/SEIAS, Inácia Batista de Brito.
O secretário de Cultura de Macambura, Ita Anderson, também foi prestigiar o seminário. “Que o turismo venha, mas pelas nossas belezas naturais e não por esse tipo de segmento que não interessa para o município Macambira, para o nosso Estado. Estamos atentos a isso em nosso município já que fazemos parte de um roteiro turístico que é a Rota da Farinha”, disse.
O diretor de Turismo de São Domingos, Daniel Tavares também elogiou a iniciativa e enfatizou que trata-se de um tema bastante importante porque a exploração sexual de crianças e adolescentes associadas ao turismo infelizmente acontece em alguns lugares do país, mas que Sergipe está atento a isso para que não venha a acontecer no Estado.
“Fiquei bastante feliz em participar de um evento como esse, que traz à luz um problema que existe no mundo todo, e Sergipe mostra sua preocupação. Está de parabéns o secretário Sales Neto, o próprio Governo do Estado que através de um evento como esse demonstra que é necessário o enfrentamento desse problema com conscientização e com justiça. É muito importante que o turismo de Sergipe esteja pronto para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes“, salientou o secretário de Cultura, Turismo e Igualdade Racial de Laranjeiras, Plácido Lyra.
A programação do seminário contemplou a apresentação de três palestras: Infância & Turismo Sustentável, apresentada pela conselheira municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josevanda Mendonça Franco; apresentação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Estado de Sergipe, por Inácia Batista de Brito, de Assistência e Desenvolvimento Social DADS/SEIAS; Atividade Turística no contexto social e econômico, por Dênio Santos Azevedo, professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe; e Apresentação do Levantamento simplificado do Contrato de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes finalizado em 2019, exibido por Thassia Luiza Santana Costa, que é consultora ambiental da Setur.
Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados, ontem, 22, como reconhecimento pelo…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) u sou vários! Há multidões em mim. Na…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…