Política

Sintese vai ser vizinho incômodo de Belivaldo

Compartilhe:

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, terá um vizinho e tanto nos próximos dias. Os professores da rede estadual  decidiram, hoje, 20, o seguinte: “enquanto você não negociar o reajuste do piso do magistério da rede estadual, não vamos sair da sua porta”. O recado foi dado, em frente ao Palácio dos Despachos, após um ato  da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) foi cobrar do governador não só o reajuste de 4,17% para 2019, mas também a continuidade da reconstrução da carreira.

“O magistério da rede estadual está mobilizado para a luta. Belivaldo Chagas, enquanto você não negociar o reajuste do piso do magistério da rede estadual, não vamos sair da sua porta”, disse o professor Joel Almeida, diretor de Comunicação do Sintese.

A categoria começou a cobrança pelo reajuste do piso, em frente à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Seduc. Também denunciou que apesar da mudança do titular da pasta, a política de desmonte da Educação continua.

“Saiu Jorge Carvalho, entrou Josué Passos, mas a política continua a mesma. Fechamento de turmas, de escolas, redução de matrícula, implantação do ensino médio em tempo integral sem diagnóstico, todas essas ações que levaram a rede estadual ao caos que é hoje”, aponta a presidente do Sintese, Ivonete Cruz.

Crise é fake

Tanto na Seduc  quanto no Palácio de Despachos, o Sintese questionou sobre a crise financeira propagandeada pelo Governo do Estado.

“As receitas do estado crescem. Há condições de assegurar o reajuste do piso salarial aos professores e professoras da rede Estadual. Este é o menor percentual de reajuste que já tivemos, 4,17%. A conta é muito simples: Receita do estado cresce; reajuste do piso de 2019 é 4,17% e o piso salarial é Lei. Ou seja, tá muito fácil de resolver essa conta, Belivaldo”, cobra a presidente do Sintese,  Ivonete Cruz.

Acionou o TCE

O sindicato solicitou ao Tribunal de Contas que faça uma tomada especial de contas para averiguar se realmente o Estado de Sergipe está em crise financeira.

Assembleia

A categoria terá assembleia no próximo dia 26, às 15h no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, na pauta: eleições do Sintese, luta pelo reajuste do piso e da retomada da carreira do magistério.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Caminho de Santiago e Quaresma: Reflexões que ecoam após um ano

  Por Hernan Centurion (*)   uaresma, período que sempre me traz um aperto no…

14 horas atrás

Sergipe mantém foco em atrair empresas apesar de cenário incerto

  O diretor de atração de investimentos da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-Se), Ademário Alves,…

15 horas atrás

Energisa orienta sobre os principais cuidados durante as chuvas

  Com previsão de chuvas para o final de semana, a Energisa reforça os principais…

1 dia atrás

Tarifas de Trump: quando a política ignora a economia

  Por  Jorge Santana (*)   á não é novidade para ninguém que o retorno…

1 dia atrás

Sergipe pode ganhar espaço com guerra tarifária dos EUA, aponta FIES

  O economista do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES),…

1 dia atrás

Prefeita de Aracaju destaca avanços e economia em 100 dias

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, apresentou nesta sexta-feira (11) o balanço dos 100 primeiros…

2 dias atrás