A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) completa hoje, 26, exatos 20 meses sem nenhuma fuga no sistema prisional que abriga mais de 5 mil presos em suas nove unidades. Hoje, também, mais duas mulheres foram flagradas pelo escâner corporal tentando entrar com produtos ilícitos na Cadeia Territorial de Areia Branca Antônio Nascimento Nogueira e tiveram as respectivas carteiras de visitantes confiscadas.
Os escâneres corporais tem sido um aliado importante para a segurança dos presídios sergipanos. Instalado em sete, das nove unidades, os aparelhos altamente sofisticados, foram fruto de um investimento total de R$ 12 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Para o secretário de Justiça, Cristiano Barreto, os investimentos em tecnologia e equipamentos para os agentes e guardas prisionais foram fundamentais para chegarmos a essa marca de 20 meses sem fuga, “sem falar nos constantes cursos de capacitação dos servidores”.
Aliado aos investimentos, a Sejuc trabalha com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que presta todo apoio em diversas atuações. Em parceira com a Polícia Militar, por exemplo, reforçou o quantitativo de policiais no GEP (Grupo de Escolta Prisional) para que os internos sejam levados às audiências ordinárias nos mais diversos fóruns do Estado, e, também, num trabalho conjunto com o Tribunal de Justiça de Sergipe viabilizou as videoaudiencias. Somadas, as audiências ordinárias e as de vídeo, são mais de 18 mil, de 2017 até agora.
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…