A Prefeitura Municipal de Aracaju fez um investimento de R$ 418 mil para a confecção, montagem e instalação de placas indicativas de pontos turísticos na capital. Essa verba é proveniente de um convênio com o Ministério do Turismo (MTur), numa ação iniciada em 2009, na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, quando foram instaladas 142 placas. Na administração de João Alves Filho (DEM) esse trabalho não teve continuidade, mas agora foi retomado.
Com isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fez a instalação das novas 24 placas indicativas de pontos turísticos e serviços essenciais. Esta sinalização vertical é fundamental para a comunicação e acessibilidade, tanto para a população, quanto para os turistas que visitam Aracaju. A implementação das placas foi finalizada esta semana.
Há sinalizações novas, por exemplo, nas avenidas General Calazans, Alcides Fontes, Airton Teles, Ivo do Prado, Augusto Franco, Hermes Fontes, Francisco Porto, Gonçalo Rollemberg Leite, Pedro Valadares, Acrísio Cruz, José Freitas Andrade e na rua São Cristóvão. “As 24 placas já foram instaladas e já estão cumprindo o seu objetivo, que é o de informar a todos os pontos turísticos da cidade. Faltam apenas pequenos ajustes de nivelamento em alguns locais e a empresa responsável pelo serviço já está fazendo este trabalho”, informa Daniel Silva, analista de Mobilidade da SMTT.
O superintendente interino da SMTT, Renato Telles, ressalta a importância das placas também para a mobilidade urbana. “As sinalizações turísticas tornam a cidade mais transparente, inteligente e são importantes também para a questão da mobilidade, que é uma preocupação da SMTT e da Prefeitura de Aracaju”, afirma.