Atividade da SMTT, no ano passado, no Dia Mundial sem carro Foto: SMTT
Que tal deixar o carro em casa, no próximo sábado, 22, e ir à rua de bicicleta, de ônibus ou a pé? Se agir assim, você estará comemorando, literalmente, o Dia Mundial sem carro. A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), também vai entrar nessa e fechar algumas ruas do centro, deixando-as livres para os pedestres.
As ruas João Pessoa, no trecho em frente ao antigo Hotel Palace, e a José do Prado Franco, entre a travessa Hélio Ribeiro e a rua Santa Rosa, no centro da cidade, serão fechadas para o fluxo de veículos e transformadas em espaço exclusivo para pedestres e ciclistas.
O fechamento acontecerá a partir das 18h30 da sexta-feira, 21, e assim permanecerá até às 17h do sábado. O trânsito estará liberado nas travessas Hélio Ribeiro e Baltazar Góis, no entorno da Praça General Valadão.
Durante o bloqueio, o condutor que segue do Mercado para a Zona Sul deverá acessar a rua Santa Rosa e seguir pela rua Otoniel Dórea. Os ônibus do transporte público percorrerão seu trajeto normal.
O Dia Mundial Sem Carro nasceu em 1997, na França, e a ideia foi se espalhando por cidades de todas as partes do mundo ao longo dos anos. A proposta é fazer com que a população adote alternativas de transporte não-poluente, como bicicleta ou mesmo caminhar, no caso de trajetos de curta distância, e reflita sobre os impactos do grande número de automóveis no meio ambiente e no bem-estar da sociedade.
A ação do Dia Mundial Sem Carro faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. O evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran). A programação segue até a próxima terça-feira, 25.
Por Thiago Santos (*) m um cenário de reinvenção do varejo, as lojas colaborativas têm…
Por Jader Frederico Abrão (*) de conhecimento maçônico comum a importância da Prancheta…
Por Juliano César Souto (*) érias, para mim, são também tempo de alimentar…
A instalação da fábrica da São Braz, uma das maiores indústrias alimentícias do Nordeste, em…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) á se vão mais de trinta anos…
A Vila da Páscoa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Fundação de…