No próximo 23 de junho, às 21 horas, cerca de 1.050 maçons irão escolher o novo presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL), em Brasília, entidade do Grande Oriente do Brasil (GOB). Esses maçons são deputados federais da Soberana Assembleia e representam lojas maçônicas de todo o país. Hoje, há apenas um candidato à presidência da Soberana. Trata-se do atual vice-presidente, Ricardo Volpe, 63 anos, oriundo da Loja Independência e Luz 301, de Barra Mansa, Rio de Janeiro.
Advogado por formação, radialista e empresário, Ricardo Volpe viajou pelo Brasil levando suas propostas de campanha, onde se destacam duas tríades, que nada mais são que as funções do parlamento federal: Legislativa/representativa e fiscalizadora; conhecer/entender e atender. “Ninguém pode atender as demandas sem conhecer e entender as peculiaridades de cada local, de cada região por todo o Brasil.
A SAFL, explica Ricardo Volpe, é semelhante à Câmara Federal devido às funções legislativa, representativa e fiscalizadora, exatamente aquelas que fazem parte do seu mote de campanha. “O deputado gobiano, ou seja, do GOB, paga para trabalhar, pois ele mesmo custeia suas despesas”, explicou Ricardo Volpe.
Dos mais de 1 mil deputados federais maçons, oito são de lojas maçônicas sergipanas do Grande Oriente do Brasil/Sergipe.