Depois da emblemática saída de Mendonça Prado da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e do coronel Maurício Iunes, do comando da Polícia Militar (PM), os novos titulares tomam posse nesta quinta-feira. O delegado João Batista dos Santos Júnior vai para SSP, enquanto o coronel Marcony Cabral Soares vai para a PM. O ex-secretário Mendonça Prado deu uma entrevista coletiva, fez uma análise de sua administração e teceu elogios a Iunes, como um dos melhores comandantes que a PM já teve. Iunes, por sua vez, também afagou o ego de Mendonça.
Nesta quinta, às 9 horas, no Palácio de Despachos, João Batista será empossado cargo, enquanto o coronel Marcony receberá o comando da PM, na sexta-feira, às 8 da manhã, em solenidade no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O delegado geral, Alessandro Vieira, tomará posse na segunda feira, na Academia da Polícia Civil.
O ex-secretário Mendonça Prado, além de descartar que não ocupará nenhum cargo no governo, garantiu que sai da pasta muito feliz, “com sentimento de dever cumprido”. Afirmou que não nasceu secretário e nem deputado, por isso tem desapego a cargos. “Encerro a minha missão desejando êxito aos meus sucessores que são preparadas, competentes e que conseguem fazer bem mais do que eu fiz”, disse. E, claro, elencou uma série de realizações no período em que passou na pasta.
O coronel Iunes, que vai para reserva, disse, também, que cumpriu seu dever e foi o oficial que mais tempo ficou no comando da corporação: três anos e nove meses. Agora, sua meta é cuidar da família. Quanto as divergências com Mendonça, assegurou que não houve nenhum problema entre eles e que a PM cresceu na gestão do então secretário.