Dirigentes da SSP e Setransp se reuniram para lançar o Alerta Celular Foto: SSP Sergipe
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), desenvolveu um aplicativo que vai ajudar na recuperação de telefones roubados e dificultar a comercialização. Trata-se do Alerta Celular, já disponível para qualquer cidadão fazer o cadastro com seus dados pessoais.
O serviço foi desenvolvido pela SSP com a finalidade de facilitar a recuperação de dispositivos roubados pelo IMEI do aparelho e dificultar qualquer tipo de comercialização de produto ilegal. Dessa forma, aumentam as chances de a polícia identificar o suspeito, recuperar o aparelho e devolvê-lo à vítima.
Durante o Carnaval 2019, será intensificada a campanha para divulgação da plataforma, que já tem um número significativo de pessoas cadastradas. O presidente do Setransp, Alberto Almeida, acredita que o Alerta Celular inibirá ações criminosas dentro dos transportes coletivos. “Através da campanha, haverá uma corrente de crescimento no uso do Alerta Celular. E não tenho dúvida que vai favorecer a não ocorrência de assaltos. Os ônibus quase não têm mais dinheiro circulando (com o uso da bilhetagem eletrônica), e, com o Alerta Celular, os aparelhos telefônicos não serão mais um motivo de atração para os bandidos”, imagina.
Com o Alerta Celular, a população terá uma oportunidade de prevenção contra crimes de roubo de celular, que, em sua maioria, são cometidos com a finalidade de ser recurso para o tráfico de drogas. É o que avalia o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy: “vejam que 80% ou mais do crime de roubo de celular é cometido para ser trocado por drogas. Então, nessa parceria pelo Alerta Celular, acreditamos que a redução das ocorrências de assaltos a ônibus, que já alcançamos, será ainda maior, e a criminalidade, em geral, que tem caído em Sergipe, continuará a cair também”, apostou o secretário.
Junto com SSP e Setransp, fazem parte ainda desta parceria pelo Alerta Celular, a Aracajucard, empresas operadoras do transporte coletivo, a Guarda Municipal, o Comando das Polícias Militar e Civil, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Sest Senat. Representantes de todas essas instituições participaram do lançamento da campanha e estarão atuando em favor de sua repercussão nas comunidades.
Por Thiago Santos (*) m um cenário de reinvenção do varejo, as lojas colaborativas têm…
Por Jader Frederico Abrão (*) de conhecimento maçônico comum a importância da Prancheta…
Por Juliano César Souto (*) érias, para mim, são também tempo de alimentar…
A instalação da fábrica da São Braz, uma das maiores indústrias alimentícias do Nordeste, em…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) á se vão mais de trinta anos…
A Vila da Páscoa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Fundação de…