A Superintendência da Polícia Federal em Sergipe terá nova direção. Sai o delegado Juner Caldeira Barbosa, cujo sonho era construir a sede própria da instituição no Estado, e no seu lugar assume Aline Marchesini Pinto. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Aline é Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), e era chefe do Núcleo de Correição na Superintendência da PF no Rio.
Nestas mudanças das superintendência da PF há detalhe interessante: Dos 18 nomeados, nove são mulheres. As nomeações foram publicadas na quarta-feira (18) em edição extra do Diário Oficial da União, que também autorizou trocas na direção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas unidades da federação.
Entre os nomeados, está o delegado Leandro Almada da Costa para chefiar a Superintendência da PF no Rio de Janeiro. Ele participou das investigações sobre o assassinato de vereadora Marielle Franco.
A delegada Chistiane Correa Machado, que assumirá a superintendência da PF na Paraíba, foi responsável pela investigação sobre a suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na corporação.
Novo diretor-geral
Na semana passada, Andrei Passos assumiu a Diretoria-Geral da PF e disse que não aceitará qualquer tipo de interferência nas investigações. “Nossa atuação será sempre pautada pelo estrito cumprimento da lei e pelos princípios do Estado Democrático de Direito. Esse será um norte inafastável na gestão das investigações policiais, que serão coordenadas com base no trinômio qualidade da prova, autonomia investigativa e responsabilidade, e com absoluto rigor em relação a eventuais desvios ou personalismos”, disse Rodrigues durante a cerimônia em que assumiu o cargo.
Veja nos nomes dos novos superintendentes. No destaque, as mulheres no comando
Alagoas: Luciana Paiva Barbosa;
Amazonas: Umberto Ramos Rodrigues;
Goiás: Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente;
Maranhão: Sandro Rogério Jansen Castro;
Mato Grosso: Ligia Neves Aziz Lucindo;
Mato Grosso do Sul: Agnaldo Mendonça Alves;
Minas Gerais: Tatiana Alves Torres.
Pará: José Roberto Feres;
Paraíba: Christiane Correa Machado;
Paraná: Rivaldo Venâncio;
Pernambuco: Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti;
Rio de Janeiro: Leandro Almada da Costa;
Rio Grande do Norte: Larissa Freitas Carlos Perdigão;
Rondônia: Larissa Magalhães Nascimento;
Santa Catarina: Aletea Vega Marona Kunde;
São Paulo: Rogério Giampaoli;
Sergipe: Aline Marchesini Pinto;
Tocantins: Reginaldo Donizetti Gallan Batista.