O Teatro Tobias Barreto estará fechado para reforma, a partir da próxima segunda-feira, 27. A obra faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), que aconteceu por meio de um Protocolo de Intenções, com vigência de cinco anos e orçada em 15 milhões, que também contemplou as reformas do Arquivo Público de Sergipe e da Biblioteca Pública Epifânio Dória.
Esta é a primeira grande reforma desde a inauguração, ocorrida em 17 de março de 2012. Para a diretora do Teatro Tobias Barreto, Simone Fontes, as mudanças serão essenciais para que seja oferecido um espaço melhor para o público e os artistas. “Vamos dar uma maior segurança gradeando todo o estacionamento, bem como toda a central de refrigeração, poltronas e carpetes, além de toda a parte cênica, telhado e pintura. Depois da reforma ficará muito mais confortável receber os artistas locais e nacionais e a nossa população”, garantiu Simone.
Apesar da parceria firmada, o investimento não faz parte da verba compensatória do Governo, mas inteiramente da Celse, que visa à restauração dos prédios públicos como forma de preservação cultural do patrimônio histórico e social do Estado.
“Essa reforma vai favorecer a todas as áreas da cultura, estamos tentando ajustar todos os eventos agendados para o Teatro Atheneu, e para outros espaços da cultura, como o Centro de Criatividade. O teatro, que já era lindo, agora vai ficar muito mais elegante e confortável”, ressalta.
Estrutura do teatro
O TTB possui um sistema de iluminação sofisticado, controlado por mesa computadorizada, 1.328 poltronas, divididas entre plateia e mezanino, 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma para ensaio de orquestra e uma para ballet, além de espaço para exposições, pequenas recepções, oficinas de teatro, estacionamento e área livre.
Sobre a Celse
Com a construção de uma usina termoelétrica (UTE – Porto de Sergipe), em andamento e que integrará o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda, a Celse vem se mostrando uma grande aposta de inovação no Estado, que será responsável pela conversão de gás natural em energia elétrica, além de proporcionar mais de 800 empregos na região. A previsão para início das operações está marcada para janeiro de 2020 e planeja ser também um canal para investimentos futuros em setores de energia renovável.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…