Por Charles G. Albuquerque (*)
Chegou 2024 e com ele todas as promessas que fazemos a nós próprios!
Não precisa pensar muito para chegar à conclusão de que uma das promessas mais frequente é: VOU PERDER PESO!
Em outras palavras:
É como se, inconscientemente, saibamos sobre os riscos que corremos ao nos rendermos ao sedentarismo, à inatividade física que permeia cada vez mais nossos dias.
Nossa sociedade moderna, com todas as suas conveniências tecnológicas, tem nos seduzido a permanecer estáticos por longos períodos. Mas será que compreendemos verdadeiramente as consequências desse estilo de vida? Nossas promessas afirmam que sim.
O sedentarismo, muito mais do que uma escolha de conforto, é um dos principais vilões quando se trata de saúde.
O simples ato de ficar sentado por horas a fio pode trazer um impacto significativo para nosso organismo.
Estudos revelam que essa inatividade está associada a um aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e uma série de outras condições que afetam nossa qualidade de vida.
Nossos corpos foram feitos para se movimentar, para serem ativos. A atividade física regular não é apenas benéfica; ela é fundamental para a manutenção da nossa saúde física e mental.
Ela não apenas fortalece músculos e ossos, mas também melhora o funcionamento do coração, dos pulmões e do sistema circulatório. Além disso, tem um papel crucial na saúde mental, ajudando a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover o bem-estar geral.
E para usufruir dos benefícios da atividade física regular, você não precisa se tornar atleta olímpico, basta encontrar maneiras simples e prazerosas de incluir a atividade física na rotina diária. O importante é encontrar algo que traga prazer e que seja sustentável a longo prazo.
As opções são variadas e por isso é possível encontrar a mais acessível à sua condição: caminhadas, dança, ciclismo, natação, hidroginástica, pingue-pongue, tênis, vôlei, musculação ou mesmo calistenia.
A consistência é a chave. Não é apenas sobre a intensidade ou a duração do exercício, mas sim sobre a regularidade. Mesmo pequenas doses diárias de atividade física podem fazer uma grande diferença para nossa saúde a longo prazo.
E a prioridade é o segredo. Não espere ter tempo, não pratique exercício com o resto de tempo… quando sobrar tempo. Dê prioridade! Programe dia, hora e local, assume esse compromisso com você como algo tão sério quanto necessário.
O principal obstáculo para o exercício físico: a ignorância.
Muita gente ignora o risco do sedentarismo (o mal do século) e que não há limites de idade ou de condição física para introduzir a atividade física mais adequada ao seu estado e à sua idade.
Nosso bem-estar está em nossas mãos, e a atividade física regular é a chave para uma vida plena.
Que, a cada dia, desse novo ano que acaba de começar, você possa escolher ações que coloquem seu corpo e a sua mente em movimento rumo a um futuro mais saudável e, consequentemente, mais feliz.
Até a próxima, cuide-se e movimente-se. Afinal, à flor da pele, viver em movimento não é uma opção, é uma necessidade.
“Acredito em muita coisa do que está escrito. Acredito que comer pouco faz bem à saúde, que atividade física leve e moderada prolonga os anos de vida, que comer gordura, açúcar e carne vermelha em excesso é prejudicial, que o tabagismo leva à amputação de membros, provoca feridas crônicas e câncer de boca, língua, estômago, bexiga e pulmão.”
(Trecho de O Dote de Letícia – Pág. 335)
Um grande abraço.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com…