Os aracajuanos e turistas que estão na capital poderão passar o Réveillon com a cidade suja. A Torre Empreendimentos divulgou uma nota hoje informando que suspendeu o serviço de limpeza pública de Aracaju, porque a prefeitura da capital tem um débito de aproximadamente R$ 40 milhões, referente aos meses de setembro, outubro e novembro. A Torre disse que buscou o diálogo com o prefeito Edvaldo Nogueira e com o secretário de Fazenda, Jeferson Passos, e não obteve sucesso. A Prefeitura de Aracaju ainda não se pronunciou sobre o débito e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), anunciou o esquema de limpeza na Coroa do Meio e Atalaia, onde acontecerá a festa de Réveillon.
A Torre diz que “permanece à disposição das autoridades municipais para buscar uma solução que permita a retomada dos serviços, evitando maiores transtornos à população, turistas e visitantes”. E “reafirma o compromisso com a cidade de Aracaju e com a qualidade dos serviços prestados”.
A empresa, também, destacou que “apesar da inadimplência, priorizou o pagamento do décimo terceiro salário, benefícios e impostos de seus colaboradores. No entanto, a ausência de pagamento pelos serviços executados inviabilizou o cumprimento de compromissos com fornecedores essenciais, como combustíveis, peças e pneus, resultando na impossibilidade de manter a operação”.
Por volta das 15 horas, foi postada uma matéria no site da Prefeitura de Aracaju garantindo que será feita a limpeza pública da área da Atalaia, onde ocorrerá a festa da Virada. “No dia 1° de janeiro, na área do evento, atuaremos com um total de 27 equipes de limpeza, cerca de 300 agentes, escalonados para o recolhimento dos resíduos antes e após as celebrações da virada de ano. Utilizaremos também duas caixas de 5m³, uma caixa de 30m³, três caminhões coletores, além de um caminhão-pipa e duas pá-carregadeiras. Já para o acondicionamento correto do lixo descartado pelo grande público, que lota a faixa de areia, a Emsurb disponibilizará em pontos estratégicos 150 lutocares em formatos de ilha”, informa o diretor de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lauro Maia.
A prefeita eleita, Emília Corrêa, disse que está se preparando com a equipe para que a retomada da coleta de lixo seja feita no dia 1º de janeiro, quando ela assume o cargo. “Reafirmo meu compromisso com a população de Aracaju em garantir serviços públicos eficientes e de qualidade”, garantiu.
Em nota, ela afirmou que “é profundamente lamentável que a administração do prefeito Edvaldo Nogueira, em seus momentos finais, tenha permitido que a situação chegasse a esse ponto crítico, causando transtornos significativos para toda a população aracajuana”.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) ara além de tudo que já se…
Por Juliano César Souto (*) a condição de médio empresário com atuação regional…
Sergipe recebeu R$ 51,1 milhões do Novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur) em 2024,…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e…
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou nesta quinta-feira, 2, a tabela com…
Por Luciano Correia (*) edição de 31 de dezembro da Folha de S.…
Ver comentários
Uma total irresponsabilidade do prefeito Edivaldo. Embora não seja surpresa . Engraçado que na orla ,.eles garantem a limpeza, mais um descaso com a população pagadora de impostos.
Interessante a atitude da Torre, espera três meses para suspender a coleta e justamente em véspera do ano novo toma essa atitude . Entendo que o.pagamento é obrigação da prefeitura, até porque o serviço estava sendo prestado e dinheiro com certeza tem,.mas já deveria ter parado antes.
Agora para festa na orla dinheiro não falta.
Na verdade, a falta de respeito é geral.