Atenta à mobilidade urbana no entorno das escolas da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, desenvolve o ‘Projeto Operador de Trânsito Escolar’. O Projeto é uma alternativa para o trânsito próximo às instituições com grande fluxo de veículos, que prevê a capacitação de funcionários para evitar a formação de filas duplas, engarrafamentos e veículos parados sobre a faixa de pedestres.
No treinamento oferecido de forma gratuita pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, com direito a certificado, os funcionários das instituições, principalmente escolas, aprendem noções gerais de trânsito e simulam as ocorrências mais comuns em regiões escolares. O operador de trânsito pode organizar a circulação de veículos nos horários de pico, porém ele não pode autuar, afinal não tem poder de polícia, mas pode orientar os condutores.
Além do treinamento, para atuar como operador de trânsito, a SMTT recomenda um fardamento específico: calça de cor caqui, camisa branca, boné, colete e apito.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, o projeto busca um trânsito mais humano e seguro. “Não é possível ter um agente de trânsito na porta de cada escola da cidade, por isso nós capacitamos os funcionários das instituições interessadas para a organização do trânsito na região. A iniciativa busca solucionar de forma mais rápida e humana as retenções nos horários de entrada e saída das escolas”, comenta a coordenadora.
Os estabelecimentos que tiverem interesse em participar do projeto ‘Operador de Trânsito’ podem se dirigir pessoalmente à Coordenadoria de Educação para o Trânsito, ou telefonar para (79) 3179-1405.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…