Nas primeiras horas da manhã de hoje, 17, três amigos sergipanos se lançaram num desafio: percorrer, de bicicleta, os 2.200 quilômetros que separam Aracaju de São Paulo, pelos próximos 15 dias. Os ciclistas são o aposentado Adhemar Alves, 63 anos; o estofador João Alberto, 59; e o contabilista Raimundo Júnior, 38. Eles vão pedalar, em média, 150 a 200 km, por dia, parando apenas para as refeições e para dormir em pousadas, até chegarem a Sampa, como bem cantou Caetano Veloso.
A previsão dos três amigos é chegar ao Rio de janeiro, no dia 28 deste mês, para participar da festa da torcida Embaixada Flamengo. O evento, que será em Nova Iguaçu e está na 12ª edição, comemora o dia do flamenguista. Entre os três ciclistas aventureiros, Raimundo Júnior é o único que já compareceu a essa festa, em 2017 e 2019.
Depois, montam nas bikes e seguem viagem com destino a São Paulo, a terra da garoa.
O Portal Só Sergipe vai mostrar, todos os sábados, a aventura desses três amigos. Em março do ano passado, esta editoria de Esportes contou, numa série especial, a saga de Adhemar Alves e Jorge Magazine, que pedalaram 3.300 quilômetros de Aracaju até Caixas do Sul.
Raimundo Júnior, que gosta de aventuras e conhecer novos lugares, sugeriu a ideia da viagem para o amigo Adhemar, que convidou João Alberto. “Eu já sabia que Adhemar tinha viajado de bicicleta para Caxias do Sul. Então, chamei para irmos ao Rio de Janeiro e ele aceitou. Mas com o decorrer do tempo, Adhemar disse que a viagem teria que ser para São Paulo, e com isso o percurso aumentou”, explicou Júnior.
Adhemar Alves, por sua vez, contou que não tem como ficar muito tempo sem fazer outro ‘pedalzinho’ longo. Até porque, segundo ele, é como uma coisa que entra no sangue e para sair não tem jeito. “Por isso, quando o amigo Júnior veio com a sugestão eu aceitei”, disse Adhemar. Ele acrescentou que o pedal para São Paulo será longo. “Mas o meu recorde continuará sendo os 3.300 km pedalados de Aracaju até Caxias do Sul”, afirmou.
Para João Alberto, essa é a primeira viagem longa no pedal. Apesar disso, ele garante que está tranquilo e preparado fisicamente. “Espero que seja uma viagem de muita paz e que os condutores dos veículos nos respeitem nas rodovias”, completou.
João Alberto, que é estofador, deixou seu irmão Paulo de Lulu à frente do comércio de estofados, enquanto se aventura pelas estradas afora. Até então, João só tinha ido de bike até a cidade pernambucana de Petrolina. Ele foi junto com Adhemar, porém retornaram para Aracaju de ônibus.
Os três ciclistas que se aventuram pelas rodovias estão com roupas específicas e padronizadas. Na indumentária de cada um deles consta o contato telefônico. Eles levam na bagagem material de higiene, roupas e objetos que servem para fazer reparos rápidos nas bikes.
O custo da viagem foi calculado por eles, uma média de R$ 3 mil. Nesse valor estão inclusas as passagens aéreas para o retorno. O ciclista Raimundo Júnior foi o único que conseguiu parte do dinheiro com ajuda dos amigos. Já Adhemar e João, sozinhos, bancam integralmente a viagem com recursos próprios.
Os ciclistas estarão de volta à capital sergipana, no dia 02 de novembro. No entanto, o retorno será de avião. O embarque está previsto para as 08h10, no aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Por Daniela Sena (*) a última década, a China se consolidou como uma…
Por Manuel Luiz Figueiroa (*) sse desejo exacerbado humano de ter ou receber…
Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados, ontem, 22, como reconhecimento pelo…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…