Ano a ano, Sergipe tem se consolidado no segmento do turismo de negócios. Nota-se, aliás, um crescimento no número de feiras e eventos que impactam diretamente a economia e contribuem para movimentar a cadeia turística ao atrair visitantes de outros estados que buscam produtos, tecnologia e serviços para alavancar os próprios negócios. Em 2023, o exemplo mais recente é o Sealba Show, realizado entre os dias 1 e 4 de fevereiro, em Itabaiana, no Agreste sergipano.
A segunda edição do Sealba Show abriu o calendário anual de feiras voltadas ao agronegócio. Durante a abertura oficial na última sexta-feira, 3, a superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, destacou ser esse o maior evento de agronegócios da região Nordeste e o 3º maior do Brasil. “Além dos investimentos da montagem de toda a estrutura, o Sebrae/SE vem apoiando com diversas ações para contribuir com desenvolvimento rural. De forma pioneira, e em parceria com Senar, trouxemos um espaço de conhecimento e experiência, que contou com realidade virtual, arena, atendimento de consultores e divulgação dos nossos produtos”, disse.
Segundo Ivan Sobral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), entidade organizadora do evento, o objetivo principal da feira foi justamente realizar negócios com o setor agro. Assim, nos estandes, foram expostos implementos, máquinas, insumos, lançamentos, tudo o que há de mais moderno e atual para o campo. Foram apresentados produtos de 160 marcas de Sergipe, Alagoas e Bahia para cerca de 20 mil pessoas que visitaram o Parque de Exposição Cunha Menezes.
Por indicação de um amigo que deu boas referências sobre o Sealba, o agricultor José Erinaldo de Melo, de Lajedo, em Pernambuco, esteve no evento pela primeira vez. Ele foi em busca de maquinário para ampliar a produção. “Aqui tem as marcas de referência. Então, não poderia deixar de participar”, afirmou.
Além de Erinaldo, o também produtor rural Luís Antônio Queiroga, que já conhecia o evento, veio da cidade pernambucana de Maraial. Este ano, segundo ele, o objetivo foi focar na concretização de negócios. “Estou pesquisando soluções nas áreas de agricultura de precisão, drones e colheita de milho”, explicou, destacando ainda a organização e a localização acessível do evento.
Bastante otimista, o governador Fábio Mitidieri reforçou o compromisso do Governo do Estado com o agronegócio. No evento, ele entregou os dois primeiros certificados do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) a proprietários de dois laticínios do município de Nossa Senhora da Glória. Desse modo, Mitidieri acredita que o reconhecimento vai promover uma transformação para Sergipe. “Os avanços atingem a geração de emprego e renda e concorrência, pois vai nos possibilitar que possamos ter nossos produtos vendidos em outros estados”, disse.
Estima-se que, nesta edição da Sealba Show, tenham sido movimentados aproximadamente R$ 80 milhões. Tal volume de negócios, sem dúvida, impacta positivamente a economia e reverbera paralelamente em outro segmento: o de turismo. Explica-se: o conjunto de atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social é denominado turismo de negócios. A modalidade, que ganha cada vez mais espaço no Brasil, cresce com a constante globalização econômica, o avanço da tecnologia e o permanente aperfeiçoamento dos meios de transporte.
De acordo com Ivan Sobral, em Itabaiana, a rede hoteleira teve 100% de lotação, sem contar a boa ocupação em hotéis e pousadas de Aracaju. Os restaurantes daquele município também estavam lotados, e o comércio de Itabaiana e região foi superaquecido. “Tivemos participação maciça de diversos produtores rurais, visitantes que vieram de outros estados. Eles aproveitaram também para conhecer as belezas naturais de Sergipe, porque temos muito a oferecer”, acrescentou o presidente da Faese.
No estande do Governo de Sergipe, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu as potencialidades turísticas do estado, entre elas, os atrativos da região Agreste. Para tanto, foi feita distribuição de material promocional aos visitantes e degustação de amendoim e das cachaças Boa Luz, Xingó, Reserva do Barão e Boate Azul, além do gin The Lengend, bebidas produzidas em território sergipano. Além disso, o público vivenciou uma experiência especial com as aves de rapina do Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana.
O secretário da pasta, Marcos Franco, declarou que a participação no Sealba foi uma pequena e encantadora mostra do potencial turístico que Sergipe tem a oferecer. Diante disso, destacou a importância de apresentar à cadeia corporativa do agronegócio a multiplicidade do turismo no estado. “Sergipe possui uma grande diversidade de destinos e de belezas naturais a serem explorados. Temos também uma culinária deliciosa que carrega tradição e cultura por meio do uso dos ingredientes tipicamente sergipanos. E ainda temos um povo cheio de talento e hospitaleiro”, disse o secretário.
Lucas Andrade Moniz, de Vitória da Conquista, Andrei Argolo Barreto, de Presidente Tancredo Neves, e Raul Ferreira Loula, de Irecê, todos municípios baianos, visitaram a Sealba pela primeira vez. Estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), além de visitarem vários expositores por interesse acadêmico e para produzir network, eles estiveram no estande da Setur, a fim de conhecer um pouco mais sobre Sergipe.
No evento, eles aproveitaram para experimentar as cachaças disponibilizadas para degustação. “A cachaça recebeu o ‘selo baiano de aprovação’. Muito boa! E o amendoim também é delicioso. Vocês estão de parabéns. Em breve, vamos voltar para conhecer melhor o estado”, comentou o jovem Raul, que também é produtor rural.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…