Turismo

Turismo de Sergipe é o que mais cresce no Nordeste e tem alta de 6,5% em julho

Compartilhe:

 

Em 2024, o setor do turismo em Sergipe está tendo crescimento considerável em comparação aos demais estados brasileiros. O ‘país do forró’ atingiu uma variação acumulada de 6,5% em julho, diante do mesmo período de 2023, sendo esta a quarta maior do Brasil e a maior da região Nordeste. Esses dados foram apurados pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP) e compartilhados com o Núcleo de Comunicação e Inteligência da Fecomércio/SE. Entre as razões que explicam tal desempenho está a reestruturação da política pública de fomento ao turismo desenvolvida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Ao longo da gestão, a pasta tem realizado diversas ações de promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissores de turistas do país.

Segundo o governador Fábio Mitidieri, Sergipe ser líder no setor turístico na região Nordeste é resultado de uma série de ações estratégicas que têm fortalecido o setor no estado, entre elas, os investimentos do governo para o fortalecimento do turismo sergipano, a exemplo da ampla divulgação do destino Sergipe em feiras nacionais, criação de um calendário de eventos que movimenta a economia durante todo o ano, além da parceria com a iniciativa privada. “Esses esforços têm projetado Sergipe como um destino emergente no cenário turístico nacional, e estamos muito felizes em ver que nossa gestão tem contribuído significativamente para isso”, destacou o governador.

Para Fábio Mitidieri, outro ponto fundamental para esse crescimento é o investimento contínuo em segurança pública. Ele destaca que Sergipe foi eleito o estado mais seguro do Nordeste, por meio de pesquisa realizada pela Revista Veja, utilizando como fonte o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp), a partir dos números relacionados ao ano de 2023. De acordo com o levantamento, o estado apresenta a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes da região, com 19,59 homicídios.

Setur participou da WTM Latin America, em São Paulo, para promover o destino Sergipe e os festejos juninos, que se estenderam até julho / Foto: Arquivo Setur

“Estamos empenhados, junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em seguir reduzindo os índices de criminalidade, o que também acaba fortalecendo Sergipe como um destino seguro e confiável para turistas. Este é mais um fator, além das nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade, que, certamente, farão com que mais e mais turistas venham se encantar com a experiência que é viver em Sergipe”, ressaltou.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou, ainda, a parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Juntos, a Setur e a entidade representativa do trade turístico têm realizado especialmente um trabalho intenso e constante este ano, inclusive com participação em um número ainda maior de feiras nacionais, para divulgar o destino Sergipe.

Marcos Franco lembrou, também, que o estado foi um dos destinos mais procurados do Brasil para as férias de julho deste ano, ocupando a 15ª colocação de acordo com a Decolar, empresa de viagens líder na América Latina. “Foram investidos R$ 200 mil na empresa em ação de mídia compartilhada. Foi um trabalho realizado durante meses para promover e divulgar nossos atrativos turísticos e, em especial, os festejos juninos, que, este ano, mais uma vez, foi um sucesso com 60 dias ininterruptos de forró”, justificou. Diante disso, o gestor ressaltou, estes e outros tantos investimentos feitos de forma contínua colocam, cada vez mais, o destino em evidência no mercado nacional.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, também disse que o desempenho de Sergipe reflete a gestão eficiente de recursos e políticas públicas. Segundo ele, isso posiciona o crescimento do turismo no estado como um reflexo da integração entre as demandas do mercado e a oferta de novos atrativos. “Sergipe tem investido em promover o turismo ecológico, cultural e de aventura. Além dos tradicionais destinos de praia, como a Atalaia, em Aracaju, e a Praia do Saco, em Estância, o estado tem apostado no turismo rural e no ecoturismo, valorizando paisagens naturais como a Rota do Cangaço e o Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Esses atrativos ampliam o leque de opções para turistas que buscam experiências além do sol e mar”, avaliou. E complementou: “Os investimentos nas políticas de turismo, buscando o fortalecimento da atividade deram resultados econômicos significativos na movimentação de recursos nas empresas do estado”, finalizou.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Elocubrações de um (eterno) curioso

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ou curioso, admito. Nasci curioso; no outono da…

13 horas atrás

MPT-SE terá regime especial de plantão para as Eleições 2024

  Neste domingo (6), mais de 1,7 milhão de eleitores em Sergipe poderão exercer a…

17 horas atrás

Inventando novos jogos de guerra

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   o livro do profeta Jeremias, está escrito:…

19 horas atrás

Energisa monta plano especial de atuação para o dia das eleições

A Energisa montou plano especial de atuação para garantir a disponibilidade de energia nos locais…

20 horas atrás

PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que a Polícia Rodoviária…

2 dias atrás

A série Vaga-lume e o prazer de ler boas histórias — a ilha como espaço de aventuras fantásticas

  Por Acácia Rios (*)     Logo que cheguei ao convés, na manhã seguinte,…

2 dias atrás