Apesar da Prefeitura de Aracaju considerar o serviço de mototaxista como clandestino, a plataforma Uber vai lançar na capital, nas próximas semanas, o serviço Uber Moto, para que os passageiros possam se deslocar pela cidade na garupa da moto. A plataforma diz que o preço é ainda menor que o do UberX, “mas com a mesma tranquilidade, graças ao padrão Uber de segurança”.
De acordo com a nota da Uber, o padrão de segurança inclui, entre outras medidas, “a checagem de antecedentes criminais dos parceiros e dá aos usuários a possibilidade de compartilhar a placa, a identificação do condutor e a localização no mapa, em tempo real”.
“Essas viagens de moto fazem parte do dia a dia de quem mora em Aracaju, então, para que sejamos realmente um app que faz parte do dia a dia das pessoas, era importante que também tivéssemos essa opção”, afirma Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil. “E estamos tomando todos os cuidados que o momento atual requer, como recomendar os usuários a levarem os próprios capacetes.”
Requisitos
Essa novidade significa também uma nova oportunidade de ganhar dinheiro usando o app da Uber. A exemplo do que acontece com quem já é parceiro da Uber e do Uber Eats, o motociclista parceiro vai ter total liberdade para escolher quando e onde ligar o app.
Para ser um motociclista parceiro, vai ser preciso ter 21 anos ou mais, ter CNH há, ao menos, dois anos e ter, naquele documento, a observação de EAR (Exerce Atividade Remunerada). Todos os entregadores parceiros do Uber Eats que preenchem esses requisitos estão sendo convidados a aproveitar mais essa opção de ganhos.
O Uber Moto é o mais recente passo da empresa rumo à meta de se tornar um app que faz parte do dia a dia de quem mora em uma cidade grande. Hoje, quem mora em Aracaju já pode solucionar outras questões de mobilidade usando só o app da Uber, como a compra de refeições com o Uber Eats. A expectativa é continuar sempre ampliando o número e a variedade de opções.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou, por meio da assessoria de imprensa, que nenhum serviço de moto (inclusive os de entrega) é regularizado em Aracaju.
O Só Sergipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da plataforma Uber e questionou sobre o serviço que será disponibilizado, já que esse é considerado clandestino pelas autoridades municipais de Aracaju.
A resposta do Uber: “O Uber Moto está de acordo com as regulamentações relacionadas ao tema.”