Construir memórias positivas com seus clientes é um investimento direto e objetivo de Marketing com 100% de atingimento
Por Marcelo Vieira (*)
Você sabe construir experiências positivas para seus clientes?
Vivenciei uma experiência muito encantadora e inesperada.
Fui com um amigo no Shopping e como ele ainda não conhecia os picolés Los Paleteros, resolvi levá-lo para experimentar os deliciosos picolés.
Fizemos nossas escolhas de sabores, escolhi Romeu e Julieta e ele Goiaba, recebemos nossos picolés e começamos a saboreá-los. Meu amigo, ao experimentar o sabor Romeu e Julieta que tinha sido o picolé escolhido por mim, achou o sabor bem mais saboroso que o dele já que se trata de um picolé cremoso, ele de brincadeira olhou para a atendente já com seu picolé mordido e falou:
— Não gostei do meu, quero um igual ao dele.
Neste momento, aconteceu algo surprendente, tão surprendente, que ele mesmo não quis fazer a troca e disse que voltaria para comprar o outro sabor depois.
O que aconteceu foi o seguinte:
Ao falar que não tinha gostado do seu picolé a atendente prontamente disse:
— Pois não, pode escolher outro sabor, fique à vontade. Trocamos para o senhor.
Lembre-se de que o picolé dele já estava mordido. Meu amigo ficou sem graça porque ele estava brincando, mas a atendente continuou insistindo para ele escolher outro sabor. Isso foi tão rápido e sem nenhum questionamento, do tipo:
Quando disse no título deste artigo que era uma experiência inesperada, era justamente porque não estamos acostumados com isso, temos sempre que defender tanto nosso pedido de troca, justificar e falar com tantas pessoas que desistimos de fazê-lo, e quando uma empresa age desta maneira ficamos até sem reação.
Nenhum questionamento acima aconteceu, ela simplesmente e de forma rápida falou:
— Por favor, escolha outro sabor.
Essa experiência inesperada pode ser estrategicamente construída como um investimento para atrair mais clientes, gerar novas experiências e construir memórias positivas com seus clientes. Este é um investimento direto e objetivo de Marketing com 100% de atingimento, sem precisar esperar a pessoa reclamar que não gostou do sabor.
Todos na sua empresa devem compreender a importância dessas experiências que eles podem causar aos clientes, e principalmente entender que é o cliente satisfeito que irá falar bem da sua empresa, e com isso aumentar sua percepção de marca, retorno, reputação e resultados.
Lembre-se, muitas vezes não temos uma segunda chance para melhorar nossa reputação.
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