Pesquisa divulgada na noite da segunda-feira, 3, feita pelo Instituto Única para a TV Atalaia, apontou que candidato Valadares Filho, PSB, tem 18,9% dos votos dos sergipanos, enquanto que Eduardo Amorim, 16,8%, e Belivaldo Chagas, que busca a reeleição, 12,9%. Antes de começar o horário eleitoral, o Ibope fez uma pesquisa, encomendada pela TV Sergipe, onde Valadares também aparece na dianteira. Veja os números.
A margem de vantagem do primeiro para o segundo colocado é de 2.1, e para o terceiro – ou seja, de Valadares para Belivaldo -, de 6 pontos percentuais, o que supera a margem de erro, que é de 3%. No último domingo, numa entrevista ao Só Sergipe, Valadares Filho disse que não gosta de comentar pequisa. Click aqui e leia a reportagem.
Os resultados são derivados do questionário induzido – aquele em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Aqui, o quarto lugar caberia ao candidato Dr. Émerson Ferreira, do Rede, com 4,9%, que seria seguido por Mendonça Prado, com 3%. A TV contratante só divulgou estes cinco nomes.
No capítulo rejeição, o candidato Valadares Filho é o menos rejeitado: Eduardo Amorim tem 24,2% e Belivaldo Chagas ficaria empatado com Valadares: ele com 17,9% e o candidato do PSB, com 17,7% de eleitores que não votariam neles. Mendonça tem 12,7% e João Tarantela, 8,8%.
Para o Senado, a pesquisa Única TV/Atalaia apresenta o candidato Antonio Carlos Valadares, PSB, com 18,9%, Jackson Barreto em segundo, com 9%, e André Moura em terceiro, com 7,6%. Aqui também foi estimulada e a TV não divulgou o desempenho dos demais 10 nomes que concorrem e nem a rejeição dos que aparecem na lista.
A pesquisa foi de âmbito estadual, ouvindo 1.112 eleitores em 13 dos 75 municípios sergipanos. Ela tem margem de erro de 3% e uma margem de confiança de 95,45%. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 04867/2018.
Fonte: JLPolítica