Categorias: Cidades

“Vejo em você, Aracaju, a energia de Deus”

Compartilhe:

“Encantadora, maravilhosa, bem sinalizada, limpa, energia de Deus”. Esses são alguns dos adjetivos para Aracaju, que hoje completa 166 anos, por algumas pessoas que residem em outros estados e em outros países, mas que têm profunda relação de amor com a capital de Sergipe. Ou porque sempre estão aqui a passeio ou a negócio, ou porque nasceram aqui e foram morar em outros países pelas mais diversas razões. Lá onde estão, o coração permanece conectado a essa terra, por um motivo ou outro.

O assistente social e expert em calistenia, Marcos Vinicius,  nasceu em Vila Velha, no Espírito Santo, e ainda criança veio para Sergipe, só tem a agradecer a Aracaju, inclusive se “considera filho de coração dessa terra tão querida e amada”. Ele foi buscar na canção “Cheiro da Terra”, do Grupo Cataluzes, a forma de homenagear a cidade. “Eu quero o cheiro das manhãs da minha terra, ver o sol nascer na serra e o vento norte soprar.”

E o que dizer do professor de idiomas Flávio Guimarães, que em 1987 deixou o Rio de Janeiro e escolheu Aracaju para seguir a sua carreira militar na Força Aérea Brasileira? O plano inicial dele era passar cinco anos, mas passou 30. Hoje, morando em Viseu, Portugal, ele só tem boas recordações. Que o diga também o italiano Paolo Gaburri, cujo amor da sua vida é uma sergipana. Ele tem planos de deixar a Itália, quando se aposentar, e vir morar em Aracaju.

E que declaração de amor da artista plástica e poetisa feirense, Joelma Morbeck: “Vejo em você, Aracaju, a energia de Deus, pela sua natureza plena e abundante”.

Flávio Guimarães e família

Flávio Guimarães, professor de idiomas (Portugal) –  “Em 1987, cheguei em Aracaju, vindo do Rio de janeiro. Escolhi Aracaju para viver porque, entre as opções que tinha, era a mais próxima de minha cidade. Cheguei em Aracaju para trabalhar como controlador de voo (militar da Força Aérea Brasileira). Tive o privilégio de ser obrigado a reinventar minha forma de viver numa cidade relativamente pequena, sem shopping centers e com um modo de vida bem diferente do que estava acostumado. Gostei tanto que levou quase dois anos até que percebesse que não estava de férias e que teria que construir minha vida. Pretendia ficar em Aracaju por cinco anos (no máximo). Pois é! Fiquei por 30 anos. Casei-me, tenho 2 filhos nascidos em Aracaju e hoje vivo em Viseu (Portugal). Estou a reinventar minha vida mais uma vez e trago na memória os momentos de muita felicidade que vivi em Aracaju, dos muitos amigos que fiz. Parabéns Aracaju e a esse belo povo que lá vive!”

Reginaldo Pereira

Reginaldo Pereira, repórter fotográfico (Feira de Santana) – “Amigos e irmãos de Sergipe, estado vizinho que tem esta capital belíssima. É sempre um prazer ir a Aracaju desfrutar das suas coisas maravilhosas. Destaco a limpeza da cidade. Uma capital que me chama a atenção e muitas sequer chegam ao chulé (desculpem o termo), mas é uma realidade. Aracaju é uma cidade muito bem cuidada, arborizada, sinalizada. Cada vez mais que vou a Aracaju, saio de lá com vontade de voltar imediatamente. Se eu tivesse que morar em outro lugar, que não fosse Feira de Santana, sincera e honestamente eu ia morar em Aracaju. Aliás, é projeto meu morar em Aracaju. É muito linda e as pessoas são muito educadas. Isso para mim é o suficiente. Aracaju é uma das melhores capitais do Brasil. Um abraço Aracaju. Feliz aniversário”.

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius Barbosa da Fonseca, assistente social  (Vila Velha – Espírito Santo) – “Eu escolhi um trecho da música “Cheiro da Terra”, do grupo Cataluzes, que me parece tão atual para homenagear Aracaju. Diz o seguinte: “Dia após dia, noite e dia sem cessar, tanta dor, tanta agonia eu assim não vou ficar.  Eu quero o cheiro das manhãs da minha terra, ver o sol nascer na serra e o vento norte soprar.” É isso que eu quero para nossa terra querida. Rica em flora, fauna, rios, praias e gente bonita.  Aracaju, feliz aniversário!

 

 

René Góis

René Gois, motorista  (EUA)– “Estou aqui para parabenizar minha linda Aracaju, terrinha que me acolheu desde o meu nascimento até a minha mudança para os EUA. Pequena e Grande Aracaju, que ela seja ainda muito maior que já é, muita saudade. Grande abraço a todos os aracajuanos”.

 

A sergipana Ângela, com o marido Paolo

Paolo Gaburri, empresário (Itália) – “Oi Aracaju, eu sou Paolo, italiano. Aracaju, terra que amo demais, minha segunda casa e não vejo a hora de morar por aí. Parabéns, Aracaju, pelos 166 anos”.

Ângela Gaburri, master chef (Itália)– “Hoje é aniversário de nossa terra maravilhosa. Aracaju, a terra do caranguejo, do caju e das araras. Mesmo morando na Itália, Aracaju me faz muita falta, tenho muita saudade. Meus parabéns para Aracaju.

 

Rogério Oliveira

Rogério de Oliveira Costa, master chef (Londres),– “Minha cidade amanheceu iluminada para celebrar mais um ano de vida. Parabéns para a cidade na qual nasci e que me orgulha sempre! Hoje, vivendo aqui em Londres, sinto muita saudade da minha terra querida. Muitas felicidades pelos seus 166 anos”.

Jaciara Silva

Jaciara Sá Neves, professora (Feira de Santana)– “O que posso dizer de Aracaju… é que ela é tudo de bom. Uma cidade limpa, acolhedora, um belo jardim. Cada dia mais bela. Se um dia eu resolver sair da Bahia, Aracaju é a cidade que escolho para morar. Parabéns a todos de Aracaju e que fique cada dia mais linda para eu visitar sempre”.

 

Joelma Morbeck

Joelma Morbeck, artista plástica e poetisa (Feira de Santana)– “Aracaju, cidade maravilhosa. Como eu sou feliz quando chego aí! Lembro da primeira vez que coloquei os pés em Aracaju, minha filha tinha 10 anos, e eu senti uma emoção muito forte. Tive a impressão que já vivi nessa cidade. E de lá para cá,  só momentos felizes. Aí, eu fiz amizades boas, trabalhos maravilhosos onde me realizei como artista. Me banho nessas águas que Aracaju me oferece tão bem, aí tem tudo. Tem o amor de Deus. Vejo em você, Aracaju, a energia de Deus, pela sua natureza plena e abundante. Gratidão, muita gratidão. E feliz aniversário”.

Joanilde Carvalho

Joanilde Carvalho, empresária (Entre Rios) -Aracaju tão linda e maravilhosa,  é o nosso aconchego. Com a paz de interior, há quatro anos me acolheu! Metade baiana, metade sergipana, deixo o meu agradecimento a essa terra, que é um ponto de apoio e ajuda a preparar os nossos filhos a terem um futuro melhor. Tenho muito respeito e carinho por esta cidade. E usou os verso de Vinícius de Morais e Tom Jobim para expressar o seu amor pela capital “eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar“.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Empreendedores rurais e urbanos são premiados pelo BNB em Sergipe

  Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados, ontem, 22, como reconhecimento pelo…

11 horas atrás

“Há multidões em mim”

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   u sou vários! Há multidões em mim. Na…

11 horas atrás

Quincy Jones: entre egos e sonhos, lições de vida

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   le morreu no último dia 3 de…

1 dia atrás

Governo do Estado discute avanço da interiorização do gás natural com gestores do sul sergipano

  A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…

2 dias atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Obras estruturantes estão preparando a cidade para as próximas gerações

Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…

2 dias atrás

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

  A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…

2 dias atrás