Categorias: Cidades

Vendas de combustíveis aumentaram 10,6%

Compartilhe:

As vendas de combustíveis em Sergipe, em outubro, tiveram uma alta de 10,6%, se comparadas com o mês de setembro.  Na comparação com outubro do ano passado, a alta foi de 4,8% e totalizaram mais de 67 milhões de litros.  Com os dados de outubro último, as vendas acumuladas no ano chegaram a 625,7 milhões de litros, assinalando leve recuo de 0,4% sobre o mesmo período do ano passado.

Foram vendidos aproximadamente 29,2 milhões de litros de gasolina, no mês analisado. Em termos relativos, verificou-se queda de 11,7% nas vendas, em relação ao mesmo mês de 2017. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, setembro último, o aumento foi de 3,5%. No acumulado do ano (janeiro a outubro), foram comercializados pouco mais de 309 milhões de litros de gasolina, registrando retração de 7,6%.

A comercialização do etanol hidratado, no mês em análise, assinalou alta de 260,1%, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo mês de 2017. Em volume, as vendas superaram 7,4 milhões de litros. Quando comparado com o mês imediatamente anterior (setembro/2018), notou-se aumento de 44,9% no consumo. Nos dez primeiros meses do ano, as vendas de etanol hidratado expandiram-se 120,8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, chegando aos 34,1 milhões de litros.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 28 milhões de litros, em outubro último. Em termos comparativos, verificou-se alta de 8,5%, em relação ao mesmo mês de 2017. Quando comparado com o mês anterior, último mês de setembro, as vendas também apresentaram avanço de 11,6%. No acumulado do ano, as vendas situaram-se 1,3% acima do mesmo período de 2017, totalizando cerca de 258,9 milhões de litros.

A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, alcançou os 1,9 milhão de litros, apresentando recuo de 26,7%, em relação a outubro de 2017. Na comparação com o mês imediatamente anterior, as vendas avançaram 8,1%. De janeiro a outubro, as vendas cresceram 5,1%, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, ultrapassando os 23,1 milhões de litros.

A análise é  realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

54 minutos atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

2 horas atrás

Governo divulga lista de beneficiários aprovados na CNH Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…

3 horas atrás

Conheça a vinícola Beni di Batasiolo e seus vinhos maravilhosos

  Por Sílvio Farias (*)   Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…

3 horas atrás

João Ribeiro e Sílvio Romero: dois gigantes sergipanos e suas efemérides 

  Por Acácia Rios (*)   A rua é um fator de vida das cidades,…

4 horas atrás

Ironman: SMTT organiza operação de trânsito para garantir segurança e mobilidade durante o evento

  Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…

1 dia atrás