A crise econômica do país tem atingido diversos segmentos econômicos. Depois da queda no varejo, agora a venda de veículos em Sergipe teve uma retração de 31,9% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2014. Em valores absolutos, as vendas totalizaram 2.739 unidades.
Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), analisados pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Em relação ao mês imediatamente anterior, setembro último, as vendas também recuaram, assinalando declínio de 3,6%. Em 2015, até outubro, a comercialização de veículos no estado situou-se 16,5% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado.
A comercialização de automóveis e comerciais leves foi de 1.166 unidades, apresentando queda de 42,8%, quando comparado com outubro de 2014. Na comparação ao mês anterior, também houve redução, de 15,5%.
Os segmentos de ônibus e caminhões registraram vendas de 10 e 78 unidades, respectivamente. No segmento de ônibus, as vendas caíram 23,1%, quando comparado com o décimo mês do ano passado.
Ao comparar com o mês de setembro, houve alta nas vendas de 11,1%. Por sua vez, as vendas de caminhões recuaram 45,8% em relação a outubro do ano passado, no entanto, houve aumento de 32,2% em relação ao mês imediatamente anterior.
A comercialização de motocicletas assinalou retração de 18% ante outubro de 2014. Na comparação mensal (setembro/2015) houve elevação de 7,8%, com as vendas atingindo a marca de 1.348 unidades.