As vendas no comércio varejista em Sergipe cresceram 2,7% em outubro deste ano, na comparação com igual período do ano passado. É o que aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento, no entanto, foi muito tímido se comparado com setembro deste ano, que foi de apenas 1%, na série com ajuste sazonal (método que uniformiza os períodos de comparação).
As vendas e a receita nominal do comércio varejista ampliado abrangem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
Em relação à receita nominal do comércio ampliado, observou-se aumento de 1,8% em comparação com o nono mês do ano, na série ajustada. Já na comparação com outubro do ano passado, apresentou crescimento de 3,0%.
Sazonal
As vendas do comércio restrito registraram crescimento de 0,7% na comparação com o mês anterior, setembro último, na série com ajuste sazonal. A receita nominal do comércio varejista restrito assinalou aumento de 1,8% na comparação com o mês precedente, também na série ajustada. Já na comparação com outubro de 2018, o crescimento registrado foi de 3,0%.
A análise foi realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).