Em maio deste ano, o setor de serviços em Sergipe assinalou redução de 1,4% no volume de serviços prestados, em relação ao último mês de abril, na série com ajuste sazonal (método utilizado para uniformizar os períodos de comparação). Na comparação com maio do ano passado, o volume de serviços registrou retração de 24,2%.
Os dados são Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Boletim Sergipe Econômico, em parceria com o Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A PMS tem como objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros e de seus principais segmentos.
Receita nominal
A receita nominal dos serviços, no mês analisado, apresentou recuo de 1,1% em relação ao mês anterior, abril último, na série ajustada. Já no comparativo com maio do ano passado, a queda foi de 23,5%.
De janeiro a maio deste ano, o setor de serviços acumulou queda de 12% em volume de serviços prestados, na comparação com o mesmo período de 2019. Já em termos de receita nominal, a redução foi de 10,9%, na mesma comparação.